Chegamos naquele momento de relembrar as coisas boas deste ano, apesar de tudo, 2020 não foi só tormento. No mundo da música, mesmo com a ausência das apresentações, os artistas deram um verdadeiro show fora dos palcos! Produzindo novas músicas, álbuns, ganhando grandes prêmios e reconhecimentos. 

Estamos nos últimos dias de 2020 e nós do Latinos Brasil estamos em um clima muito nostálgico! Nossa equipe selecionou e preparou conteúdos incríveis para trazer a vocês o especial  #RETRÔ LB 2020.

A redação selecionou destaques de diferentes categorias e demos ao nosso público o poder de escolha! Colocamos os indicados em votação no nosso Twitter @LatinosBRA. Inclusive, se você não segue a gente, já clica aqui para não perder nadinha. Lá além de acompanhar materiais exclusivos, você pode nos ajudar na escolha e preparação dos conteúdos votando nas enquetes.

Bom, está na hora de saber quem são os eleitos pelo nosso público! Antes de tudo, vamos para as regras do nosso pódio: a ordem colocação dos artistas é de acordo com o resultado da nossa enquete. Ordenado do menos votado ao mais votado, como no Twitter é possível apenas votação com quatro opções, o quinto na nossa lista é um bônus escolhido pela equipe LB

Agora sem mais delongas, conheça agora o nosso TOP 5 artistas latinos que foram destaque em 2020. 

5 – Maluma (bônus)

O escolhido pela equipe LB,  esteve em evidência no cenário musical durante todo ano. Maluma marcou presença em várias premiações latinas e internacionais, mas, também ganhou vários prêmios. Os troféus do VMA de Melhor Vídeo de Música Latina e Billboard Latin Music Awards Spirit of Hope são alguns dos reconhecimentos que o Pretty Boy ganhou. 

Em julho, ele lançou o super hit “Hawái“, música que dominou as paradas mundo afora. O single inclusive liderou o novo chart da Billboard, o Billboard Global Excl. U.S. O sucesso de “Hawái” foi tanto que recentemente ganhou um remix em parceria com o astro canadense The Weeknd

Marcando um novo capítulo de sua carreira, Maluma, em agosto ele lançou o álbum “Papi Juancho”. O disco foi produzido durante a quarentena e contém 22 faixas. Fora o novo projeto, o colombiano fez algumas colaborações com grandes artistas, como Black Eyed Peas e Steve Aoki e Jennifer Lopez.

Fechando o ano com chave ouro, “Hawaí” foi a música mais tocada nas rádios dos Estados Unidos e Porto Rico em 2020. 

Foto: Reprodução/Instagram

4 – Bad Bunny (1,6%)

Ele pode não ter vencido na nossa enquete, mas 2020 é dele, sem dúvidas. Bad Bunny está vivendo um dos melhores momentos de sua carreira. Em falta de um álbum, o coelho mal lançou três:  “YHLQMDLG”, “Las Que No I Ban A Salir” e “El Último Tour Del Mundo”

Bad Bunny segurando a capa do álbum “El Último Tour Del Mundo”. Foto: Reprodução/Instagram.

Suas músicas dominaram as paradas, não à toa ele foi o artista mais ouvido no mundo pelo Spotify. Achou pouco? Mas não é só isso! O álbum YHLQMDLG foi o mais escutado da plataforma de streaming. O recém lançado “El Último Tour Del Mundo” fez historia ao ser o primeiro álbum totalmente em espanhol a estar no topo das principais paradas, como, por exemplo, o Top 200 da Rolling Stone e Billboard 200.

Além disso, os holofotes fixaram em Bad Bunny, o porto-riquenho foi capa de grandes revistas internacionais como Rolling Stone e Playboy. Bad parou o trânsito de Nova Iorque ao fazer um show nas ruas da cidade.

Mas ele também ganhou diversos prêmios, com destaque o título de compositor do ano. Benito ganha pelo segundo ano consecutivo o prêmio da ASCAP, Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores. 

3 – J Balvin (3%)

A medalha de bronze ficou com ele, J Balvin Man! O príncipe do reggaeton sempre esta rompiendo e surpreendendo a todos. Em 2020 Balvin trouxe um conceito único ao lançar em março o álbum “Colores”. Inspirado nas cores do arco Iris, cada faixa do disco possui o nome de uma cor. O lançamento quebrou recordes e garantiu ao artista o seu terceiro Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Urbana

Porém, além do seu novo disco, Balvin colaborou com diversos nomes latinos e internacionais. Ao total foram 11, a última liberada foi “Lento” com o parceiro de longa data Mr Eazi. Com isso, este o ano o colombiano entrou para o time de colaboradores Hitmakers, listagem feita pela revista americana Variety. 

Além dos êxitos na música, J Balvin também fez história para a comunidade latina novamente. Ele se tornou o primeiro artista latino a colaborar com a Nike e ter o seu próprio modelo do tênis Air Jordan. Fora a marca de produtos esportivos, o embaixador do reggaeton foi também o primeiro latino a batizar um combo do Mc Donalds. O “J Balvin Meal” é composto pelos itens favoritos do cantor: Big Mac, batatas fritas médias com ketchup e um Oreo McFlurry.

https://www.youtube.com/watch?v=wx-A5Fe-3Vs&feature=emb_rel_end

Inclusive J Balvin é o #ArtistaDoMês no Latinos Brasil, se você quiser saber mais sobre a história dele, confira nosso especial clicando aqui.  

2 – Karol G (3,9%)

The Queen Karol G, a colombiana ficou com o segundo lugar na votação. Apesar de não ter lançado álbum em 2020, Karol liberou algumas músicas e ainda segue colhendo frutos de projetos anteriores. 

Dentre os singles deste ano estão “Ay Dios Mío” que conta a história como ela conheceu seu noivo Anuel AA e a recém lançada “Bichota”. As duas músicas dominaram os charts mundo afora. Mas nos não podemos esquecer de Tusa, o hit em parceria com a rapper Nicki Minaj ainda segue quebrando recordes. Em setembro deste ano, o clipe lançado em 2019 atingiu a marca histórica de 1 bilhão de visualizações

Os olhos do mercado musical internacional se voltaram para Karol G, ela foi nomeada e marcou presença em diversas cerimônias. Com destaque para o Premios Juventud, premiação que ela foi a segunda artista mais indicada. Mas também o Billboard Latin Music Awards, Karol ganhou nas categorias Artista Latino Feminino e Melhor Artista de Álbuns Latinos do Ano.

1 – Tini (91,6%)

Alô tinistas de plantão, vocês dominaram a votação! Com 91,6% Tini Stoessel ganhou o primeiro lugar do nosso ranking. 

A eterna Violetta  teve um ano agitado, lançando  diversos singles e colaborando com artistas como Reik, DJ R3HAB, Ovy On The Drums, Lolla Indigo e Maria Becerra

Em maio, Tini liberou o primeiro episódio do documentário curta-metragem “Queiro Volver Tour”. A produção mostra momentos da turnê da cantora que leva o mesmo nome do doc e de seu segundo álbum. Os fãs receberam o material como um presente surpresa, pois não sabiam que os shows da turnê haviam sido gravados. Em setembro a argentina liberou o segundo episódio do documentário, confira abaixo a primeira parte de “Queiro Volver Tour” 

No início de dezembro a artista lançou o seu terceiro álbum. Com algumas músicas lançadas entre 2019 e 2020 e também faixas inéditas, “TINI TINI TINI” é um material que faz jus a sua espera. Além de ter participações especiais de peso, o projeto traz diferentes ritmos que se unem em um disco inédito.

Ainda em dezembro, de surpresa, a cantora desembarcou em terras brasileiras. Sem avisar nada, Tini deixou todo mundo atordoado, sem entender o motivo da vista. Porém, depois descobrimos que ela veio para participar de uma campanha de uma marca de beleza. Durante sua passagem, os fãs questionaram se ela iria trazer seu show novamente ao Brasil, a resposta foi a melhor! Tini falou que fará o possível para voltar e trazer seus shows para o país.

A relação da cantora com o Brasil é boa e de longa data, ela já esteve em terras brasileiras em 2013 e 2015 fazendo apresentações. Recentemente ela revelou que gostaria de fazer parcerias com ícones do pop brasileiro como Pabllo Vittar e Anitta

Confira o post oficial da enquete: