No último sábado (29), sem aviso o cantor Bad Bunny lançou a faixa “Compositor Del Año”. O lançamento pegou todos de surpresa, pois não houve divulgação e também pela faixa ter sido disponibilizada apenas no Sound Cloud do Porto-riquenho.  

Mas, não foi só por isso! A tematica da música logo gira em torno da premiação da ASCAP, Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (traduzido para português) Latin Music Awards 2020. Além disso, a canção fala sobre o racismo e atitudes do presidente americano Donald Trump

Em julho Bad Bunny recebeu o prêmio de Compositor do Ano pela ASCAP. Este é o segundo ano consecutivo que ele é premiado nessa categoria pela organização. Porém, muitas pessoas, incluindo a atriz Ángela Meyer criticaram a decisão da ASCAP ao escolher Bad

Como resposta a atriz aos que criticaram o feito, Benito lançou “Compositor Del Año”. Além da questão sobre a premiação, a letra da música faz um relato negativo sobre alguns acontecimentos de 2020. Condenando os atos de racismo dos últimos meses e as posicionamentos do atual presidente dos EUA. 

“ É 2020  racismo é pior que COVID, um homem negro com arma é criminoso, mas se ele é branco, é um hobby”. (..) “Eles lutam porque me deram o compositor do ano, mas não pelo que nos prejudica. Por Deus, senhora, há coisas mais importantes do que sentar e criticar as realizações de um cantor”. Cita Bad Bunny na faixa. 

Recentemente o cantor foi a sede da Comissão Eleitoral Estadual, em San Juan, para se registrar como eleitor. Após isso, ele começou uma movimentação em suas redes sociais incentivando os jovens a fazerem o mesmo, para assim estarem aptos a votar nas eleições de novembro.  

https://www.instagram.com/p/CEIGVy7B_gd/?utm_source=ig_web_copy_link