Comunicadora por formação, mas se tornou cantora por paixão, essa é Iza. A imperatriz foi escolhida para ocupar o posto de #Artistadomês aqui no Latinos Brasil

Este mês vamos mostrar um pouco da trajetória desse furacão do pop brasileiro. Ela que é cantora, compositora, apresentadora, jurada no The Voice Brasil e rainha de bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Achou muita coisa? Mas não para por aí,  a carioca é atualmente a queridinha das campanhas publicitárias e um símbolo de representatividade para muitas garotas. 

Nascida como Isabela Cristina Correia de Lima Lima (sim, são dois Lima) a artista veio ao mundo no dia 3 de setembro de 1990, virginiana que fala. Filha de uma professora e um militar, Isabel e Djalma que são primos de segundo grau. O nível do parentesco, segundo Iza, foi a explicação que sua mãe deu com relação ao sobrenome repetido. 

A artista é casada desde 2018 com o produtor musical Sérgio Santos, seu parceiro no amor e na música. Hoje aos 30 anos, Iza possui uma trajetória consolidada. Nesse #EspecialLB você vai conhecer mais sobre a dona do hit “Pesadão” e sua história, acompanha aí. 

Início da carreira 

Assim como ela ressalta na letra de “Gueto”, seu último single, Iza é cria da Olaria, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Foi aí onde a cantora passou grande parte de sua vida, mas a também viveu parte da sua infância em Natal, Rio Grande do Norte, dos 6 aos 12 anos, porém logo voltou para o Rio. 

Como sua mãe lecionava as matérias de música e artes, a jovem Isabela sempre esteve conectada com o universo artístico. Ela começou a fazer suas primeiras façanhas como cantora em corais de igrejas. Mas apesar dos passos iniciais na música, Iza decidiu seguir na área de comunicação. Em 2013 ela se formou publicitária pela Universidade Católica do Rio (Puc-Rio), no entanto, um ano após a sua formação ela optou por dar asas ao sonho de cantar.

Postando covers no YouTube de artistas que são sua inspiração, Iza chamou a atenção por sua presença artística e sua voz potente. 

Logo em 2016 ela passou a integrar o time da gravadora Warner Music Brasil. Seu primeiro single foi “Quem Sabe Sou Eu”, canção que fez parte da trilha sonora da novela Rock Story da rede Globo

 

Hit atrás de hit

Além da música na telenovela, Iza começou a ganhar notoriedade no cenário fonográfico brasileiro com seus singles. Uma de suas primeiras canções “Esse Brilho é Meu” foi tema de uma campanha da marca de cosméticos L’Oreal Paris. O videoclipe da música contou a presença Tais Araújo, Flavia Pavanelli e Ju Nalu, porta vozes da marca na época.

Tais Araújo, Iza, Ju Nalu e Flavia Plavanelli para a campanha da marca L’Oreal Paris. Foto: Reprodução/Internet,

Porém, a virada de chave na carreira de Isabela foi em 2017 com o lançamento de “Pesadão”. Música que contou com a participação especial do cantor Marcelo Falcão,  ex vocalista da banda O Rappa. Esse foi o primeiro de muitos sucessos da Imperatriz

Ela mostrou que não estava de brincadeira, logo foi depois uma sequência de hits. Foram eles “Gingafeat com Rincon Sapiência e “Dona de Mim”, faixa-título do seu álbum de estreia. Com essa sucessão de lançamentos bem sucedidos, a cantora começou a criar a sua marca, clipes conceituais super produzidos, sempre exaltando a beleza negra e sua ancestralidade. Como uma boa virginiana, Iza deixa claro que é muito perfeccionista e acompanha de pertinho cada detalhes dos seus projetos. 

Dona de Mim

O primeiro álbum de estúdio foi lançando em 2018, “Dona de Mim” conta com 14 faixas e muitas colaborações. Além dos parceiros de “Pesadão” e “Ginga”, os convidados para o projeto foram Ruxxel, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Gloria Groove e Thiaguinho

A cantora fez sua estreia com o pé direito! Com o disco “Dona de Mim” ela recebeu sua primeira indicação ao Grammy Latino. Iza foi destaque e concorreu na categoria “Melhor álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.

Racismo e representatividade

A imperatriz é um ícone de representatividade para milhares de jovens brasileiros, especialmente jovens negros. “Tenho a chance de ser referência para muitas meninas negras como eu, posso oferecer representatividade e dizer a elas que podem ser quem quiserem” afirmou Iza em entrevista ao Extra. Ela levanta essa bandeira e através do seu trabalho mostrando que os negros podem aparecer na televisão em um horário nobre, serem cantores, artistas, serem o que quiser.

Em seus videoclipes ela faz questão de ter uma equipe majoritariamente de pessoas negras.  “Eu lembro que quando eu lancei Pesadão, as pessoas perguntavam porque só tem negro no clipe. Eu vou ficar colocando só negros quando as pessoas pararem de perguntar isso, até isso parar de ser anormal. Afirma a artista.

Iza e seus bailarinos no clipe de ‘Gueto”. Foto: Rodolfo Magalhães

Ela é porta-voz para milhares de pessoas, o racismo é uma das suas principais pautas. Ela usa sua visibilidade para falar desse tema tão sério que ainda é um problema na nossa sociedade.

Sua luta é reconhecida dentro e fora do Brasil, Iza foi eleita pela revista TIME como uma das líderes da nova geração. Além disso, ela foi também foi uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo em 2020, segundo o Most Influential People Of African Descent.

Caminhada internacional

Além da sua bastalha falando de pautas importantes sobre feminismo e racismo, Iza também é conhecida internacionalmente com artista. Seu primeiro feat internacional foi em 2019 com ninguém menos que Ciara e Major Lazer na dançante “Evapora”. Poderosa né?

 

Logo, não parou por aí, em 2020 ela lançou o single bilíngue  “Let Me Be The One” com o rapper Maejor. A canção foi tema da campanha global #BeTheOne, da ONU com a Humanity Lab Foundation, falando sobre a causa dos refugiados e diversidade. Agora em 2021, tivemos nossa imperatriz cantando um single totalmente em inglês, estamos falando “Bend The Knee” em parceria com o DJ Bruno Martini e Timbaland.

Além de seus singles, vale lembrar que em 2018 a carioca se apresentou em no Rock In Rio no palco Sunset ao lado do cantor americano CeeLo Green. Mas também, em 2019 Iza dublou a personagem Nala para a versão brasileira para o Live Action do clássico da Disney Rei Leão.

Nova era

Iza marca o seu comeback com a estreia do lead single “Gueto”. A carioca celebra sua trajetória na primeira música do seu novo álbum. A artista traz algo único para sua nova era. Um projeto mais maduro musicalmente e artisticamente falando, ela vem se preparando para a liberação do #I2. “Gueto é só a ponta do Iceberg”.  Revelou a dona do hit “Brisa”. Em sua nova música ela afirma ser cria da Olaria e quanto suas raízes são importantes sua vida.  Aqui você encontra mais detalhes sobre essa a nova fase.

Foto: Rodolfo Magalhães

Vamos aguardar com ansiedade a novo projeto da cantora, o LB vai ficar atento as novidades!

**Créditos foto destaque: @alexsantanaphotographer