Ela é atriz, cantora, compositora, escritora, apresentadora, modelo e responsável por marcar uma geração sendo uma das vocalistas de um dos grupos mais importantes da música latina, Dulce Maria é a homenageada neste mês de agosto, pelo Latinos Brasil.

INÍCIO DE CARREIRA

Nascida em 6 de dezembro de 1985, na cidade do México, Dulce Maria Álvarez Espinosa, ou somente Dulce Maria é filha do casal Blanca Saviñón e Fernando Espinosa. Ela é a irmã mais nova da também atriz Blanca Ireri Espinosa Saviñón e  da Claudia Espinosa Saviñón.

Dulce Maria - Plaza Sésamo

Dulce Maria (à direita) no programa “Plaza Sésamo”

Assim como tantos outros artistas que já fizemos homenagem por aqui, Dulce Maria começou sua carreira super cedo. Aos 5 anos, a mexicana estava estrelando seu primeiro comercial para uma marca de chocolate e depois, realizou uma série de campanhas, incluindo uma para a marca Danone.
Embora já tivesse ganhado algumas oportunidades de atuar, foi participando do programa infantil Plaza Sésamo (Vila Sésimo) em 1993, é que a pequena teve a chance de mostrar seu talento para música também, sendo a principal intérprete da canção tema do programa.
Aos 11 anos, Dulce entrou para o “Grupo Kids” em que chegou a fazer várias apresentações, experimentando pela primeira vez, a sensação de estar nos palcos. Além do grupo, a pequenina fez várias aparições em telenovelas, como: Retrato de Familia (1995), Infierno En El Paraiso (1997), Huracán (1998), Nunca te Olvidaré (1999) e DKDA: Sueños de Juventud (1999).
* O sobrenome “Álvarez” foi adotado pela cantora após seu casamento.

GRUPO JEANS E CLASE 406

Que Dulce levava jeito para música já não era mais novidade! Então, no final dos anos 2000, Dulce entra para o grupo feminino “Jeans“, após a saída da integrante, Angie.  A cantora fez parte do quarto álbum de estúdio da banda, intitulado “Cuarto para las Cuatro“, lançado em 2001. Para a gravação do  projeto, Jeans viajou pela Europa e tiveram a oportunidade de escutar suas músicas na rádio. No vídeo abaixo, você pode ouvir a canção “Mensajes En Botellas” que fez parte da discografia do grupo.

 

Sem deixar a carreira de atriz de lado, Dulce participou da telenovela “Primeiro Amor: A Mil Por Hora“, mas em junho de 2002, Dul resolveu de vez se dedicar mais a atuação e decide deixar o grupo Jeans, para entrar no elenco de “Clase 406“, produzida por Pedro Damian (nome importantíssimo para os fãs do RBD), dando vida a personagem Marcela. Ela ainda dividiu as telinhas com Anahí, Alfonso Herrera e Christian Chávez. Na produção, também havia um projeto musical, no qual Dulce podia continuar mostrando seu gosto e talento para música, assim como seus trabalhos anteriores.

Dulce Maria como “Marcela” em Clase 406

SUCESSO DO RBD

Dulce Maria como "Roberta Pardo"

Dulce Maria como “Roberta Pardo” em Rebelde

Assim como foi para Anahí, Alfonso Herrera e Christian Chávez, foi através de “Clase 406“, que o produtor Pedro Damian convidou Dulce Maria para integrar o sucesso mundial, Rebelde. Dul deu vida a personagem icônica e inesquecível, Roberta Pardo, uma adolescente de personalidade forte e filha de Alma Rey que, na trama, é uma das cantores mais famosas do México. A produção é centrada em mostrar as vivências dos adolescentes do colégio Elite Way.

Na telenovela, os personagens principais, incluindo Roberta Pardo e seus colegas,  Mia Colucci (Anahí), Lupita (Maite Perroni), Miguel (Alfonso Herrera),  Diego (Christopher Uckermann) e Giovanni (Christian Chávez) formam um grupo musical, RBD.  O sucesso ultrapassou as telas da ficção e se tornou um sucesso mundial, no qual sexteto passou a viajar o mundo inteiro fazendo turnês! Além disso, foram 6 álbuns de estúdios e 3 ao vivos. Dentre eles, Nuestro Amor(2005), Celestial(2006), Empezar Desde Cero(2007) e Para Olvidarte de Mí (2009).

Durante os anos de sucesso do grupo, Dulce também lançou algumas composições escritas inteiramente por ela, como “Más Tuya Que Mia“, regravada recentemente pela cantora, inclusive. No começo de 2008, quando a banda estava perto de chegar ao final, Dul lançou o livro “Dulce Amargo“, a obra contém um acervo de poesias escritas por ela.

CARREIRA SOLO

Com o fim oficial do RBD em meados de 2008 e 2009, Dulce protagonizou “Verano de Amor“, produzida por Pedro Damian, em que ela também cantava a abertura das duas temporadas. Em 2009, no mesmo ano em que trabalhava como atriz, Dul gravou a versão em espanhol da canção “Beautiful“, do rapper norte-americano, Akon. Quem não se lembra do verso: “You’re so beautiful, so damn beautiful! Said you’re so beautiful“? A música foi um sucesso na época e ganhou diversas versões pelo mundo! A parceria rendeu um clipe e uma performance no “Evento 40”, da rádio local Los 40 Principales”, com um estádio lotado.

Capa do álbum “Extranjera”

E olha, Dulce Maria não descansa MESMO! Pois, em 2010, ela lançou a primeira parte do álbum “Extranjera“, seu primeiro trabalho como solista, que contém os hits: “Inevitable” e “Ingenua“. No ano seguinte, já liberou a segunda parte do projeto que recebeu disco de platina no Brasil e ficou em 6° lugar no TOP 10 Albuns. No México, chegou ao topo dos charts do país, permanecendo por 4 semanas. Além disso, o álbum alcançou a 11° posição no Billboard Latin Pop Albums. No mesmo ano, Dulce deu início a “Entranjera On Tour” que percorreu por vários países, incluindo Argentina, Estados Unidos, Colômbia, etc, e teve o seu fim, muitíssimo especial, no Brasil.

Em paralelo a sua carreira musical, Dul fez uma pequena participação na terceira temporada da série “Mujeres Asesinas” (2008) e o protagonizou o filme chileno “¿Alguien ha visto a Lupita?” (2012). Ah, e claro, não podemos esquecer da pequena pontinha que ela fez na versão brasileira de “Rebeldes“. Na trama, ela interpretou ela mesma sendo amiga de Eva Messi (Adriana Garambone), mãe da Roberta Messi (Lua Blanco).

Capa do álbum “Sin Fronteras”

Com o lançamento do single “Lágrimas, em parceria com o cantor Julión Álvarez, Dulce deu o pontapé inicial para para liberar seu segundo álbum de estúdio, o intitulado “Sin Fronteras“. Ainda como segundo single, a cantora escolheu a canção “Antes Que Ver El Sol” e mostrando seu amor pelos fãs brasileiras, ela ainda gravou uma versão em português com a cantora Manu Gavassi. A escolhida para finalizar a era foi a música “O Lo Haces Tú O Lo Hago Yo

Para divulgação do trabalho, Dulce Maria voltou a viajar pelo mundo com a tour “Sin Fronteras On Tour“. No Brasil, a passagem do show foi para lá de especial, pois alguns artistas brasileiros subiram no palco para cantar ao lado da mexicana, incluindo a Manu Gavassi e Valesca Popozuda.

E se você chegou até aqui, já está ciente que a Dul não faz uma coisa só ao mesmo tempo, não é? Pois bem! Na mesma época dos seus lançamentos musicais, a cantora foi convidada para participar da peça “Era Del Rock“, inspirada no musical da broadway, Rock Of Ages e ainda entrou para o programa “Va Por Ti” que tinha como intuito escolher a nova voz da música latina.

CARREIRA E FAMÍLIA

Em 2016, a mexicana lançou “Nó se llorar“, que marcou uma nova fase da cantora, pois a canção era diferente de tudo o que Dulce já havia lançado, mostrando o amadurecimento dela como artista. O trabalho também contou com a música “Volvamos“, uma parceria com o cantor Joey Montana.  Ah, e não podemos esquecer da icônica participação de Sebastian Yantra na performance de “Nó Se llorar“, durante a apresentação de Dul no Kid’s Choice Awards México, em 2016. Assista ao vídeo:

Dulce durante seu casamento | Foto: Revista !Hola!

Dando salto para 2019, Dulce Maria pegou a imprensa de surpresa ao anunciar que estava noiva do produtor, Paco Alvarez. Ele, inclusive, foi o responsável por dirigir o clipe de “Nó Se llorar“.  O casamento aconteceu no final do mesmo ano, a cerimônia religiosa foi realizado na Capilla Del Jardín Tres Cielos, no México, e contou com a presença de 250 convidados.

Pouco tempo depois, Dulce e Paco anunciaram que estavam esperando a primeira filha do casal, a pequena María Paula que nasceu em dezembro de 2020 e já nos rendeu as fotinhas mais fofas do universo!

Devido à pandemia, o tradicional chá revelação foi feito de uma maneira bem intimista e o momento foi compartilhado nas redes sociais, através de uma publicação no Instagram. Durante sua última coletiva imprensa, em meados de julho, Dulce revelou uma super vontade de escrever uma canção sobre sua filha, embora ainda não tenha nada pronto: “Ainda não, não tenho tempo para nada. Me passa muitas ideias pela cabeça, mas não consigo sentar para poder compor, tenho muitas coisas ainda para finalizar. Mas, amaria fazer algo para minha bebê”, afirmou.

E se você pensa que a Dulce parou por causa da família e tudo mais, está muitíssimo enganado! A mulher não para NUNCA e já está se preparando para o lançamento do seu quarto álbum de estúdio, o intitulado: “Origen“, com lançamento previsto entre agosto e setembro. Recentemente, Dul lançou Amigos con Derecho“, com uma mistura pop e folk.