Nosso Artista do Mês vocês conhecem muito bem! Hoje iremos falar  de Diogo Álvaro Ferreira Moncorvomais conhecido como Baco Exu do Blues(26), ele será o grande  homenageado do Latinos Brasil em Julho no #ArtistadoMês.

Foto: Reprodução/ Internet

Nascido em Salvador (BA), no dia 11/01/1996. É um  cantor ,  compositor e rapper. Vem conquistando o cenário fonográfico brasileiro com muitos sucessos através de grandes faixas de seus álbuns desde então.

Início de Carreira

Baco começou a ganhar popularidade em 2016,  após o lançamento da faixa “Sulicídio” , em que ambos fazem críticas aos cenário nacional do rap, concentrado na região Sudeste, principalmente nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, reivindicando mais visibilidade para a produção musical das regiões Nordeste e Norte.

Dentre as principais características do artista, estão suas fortes metáforas com letras cruas e poéticas, que falam sobre amor, sexo, poder, religião e sociedade.

Primeiro disco solo

Em setembro de 2017, Baco lançou o seu primeiro disco solo, Esú, aclamado pela mídia e pela crítica.

O álbum constrói uma ponte entre fé, morte, amor, literatura (como nas citações aos escritores Jorge Amado, Machado de Assis e Mário de Andrade), fotografia (com inspirações no artista baiano Mario Cravo Jr.) e cinema (como em canção homônima ao sci-fi de Pedro Almódovar, A Pele que Habito).

Com o álbum, Baco foi indicado ao Troféu APCA 2017 nas categorias Artista Revelação, Música do Ano e Disco do Ano.[9] Te Amo Disgraça“, uma das canções do álbum, foi laureada como a Melhor Música de Rap pelo site Genius, através do Prêmio Genius Brasil de Música 2017.[10]

Foi eleito o 5º melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil.

Premiações

Em 2017, o rapper foi premiado como Artista Revelação pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira. Na ocasião, Baco também teve a sua canção “Te Amo Disgraça” eleita a Canção do Ano pelos júris, música esta que recebeu um disco de diamante no ano de 2020.

Também foi indicado pelo seu álbum de estreia, “Esú”, Baco foi indicado ao Troféu APCA 2017 nas categorias Artista Revelação, Música do Ano e Disco do Ano. A canção Te Amo Disgraça“, uma das faixas  do álbum, foi laureada como a Melhor Música de Rap pelo site Genius, através do Prêmio Genius Brasil de Música 2017.

Foi eleito o 5º melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil.

Créditos: Multishow

Bluesman

O segundo álbum da carreira de Baco Exu dos Blues, é o intitulado “Bluesman, lançado em 23 de novembro de 2018.

Foi eleito o melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil, e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre do mesmo ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Vale lembrar também que teve o  certificado em Disco de Ouro e Platina, o single “Me Desculpa Jay Z” foi certificado em diamante, os singles “Flamingos” e “Girassóis de Van Gogh” em platina duplo, e “Bluesman” e “Queima Minha Pele” em platina. Juntos totalizaram mais de 280 milhões de execuções, nas plataformas digitais.

Uma curiosidade, o  curta que acompanha o disco venceu o Grand Prix do Cannes Lions na categoria entretenimento para música.

Venceu em 2018 como clipe do ano eleito pelos júris do Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Não tem Bacanal na Quarentena

O terceiro álbum de estúdio é “Não Tem Bacanal na Quarentena” lançado em 30 de março de 2020. Segundo Mauro Ferreira, do G1, fez elogios ao álbum e deu nota de quatro estrelas que valiam cinco estrelas no total, que também teve boa recepção do público.

Todos os beats e parecerias foram feitas virtualmente, devido a pandemia.O álbum aborda temas atuais ao disco, como a música em homenagem ao ator Babu Santana que estava no Big Brother Brasil 20, elogios a Cardi B que virou meme durante a quarentena e tece críticas ao governo de Jair Bolsonaro, que foi alvo constante em março e abril de “panelaços” frente a gestão do governo sobre a crise da COVID-19.

QVVJFA?

O cantor Baco Exu do Blues fez o lançamento do seu disco “Quantas vezes você já foi amado?”. O álbum conta com a colaboração das cantoras Gloria Groove e Muse Maya. Além das convidadas especiais, o álbum terá a participação, por meio de samples, dos garndes ícones da MPB Gal Costa e Vinícius de Moraes.

Samba in Paris

Baco Exu do Blues ultrapassou a linha do território nacional com o elogiado lançamento de Samba in Paris, nas rádios conseguiu grandes posições. O videoclipe oficial atinge já a marca de mais de 11 milhões de visualizações.

Hotel Caro

O feat de milhões entre Baco e Luísa Sonza, os levaram ao TOP 1 no Spotify Brasil.’

Lançada em julho de 2016, Hotel Caro alcançou o topo da plataforma musical, com mais de 800 mil streams.

No YouTube o videoclipe oficial conta com quase 12 milhões de visualizações.

Gostaram da nosso #ArtistaDoMês? Já estamos ansiosos para escutar ainda mais a grande promessa do rapper nacional.
Mês que vem estaremos de volta falando sobre mais um artista destaque!
????