Nesta sexta-feira (03), o cantor e compositor WD lança seu primeiro single após assinar contrato com a Universal Music, a música “Periferia”, projeto que enaltece as raízes do cantor, falando da cultura presente nas comunidades e trazendo críticas sociais quanto à administração do Estado.

Foto: Maicon Douglas - Designer de capa: Allyne Caminoto Francisconi

Foto: Maicon Douglas – Designer de capa: Allyne Caminoto Francisconi

O cantor que ficou conhecido por todo o país a partir do seu sucesso na última edição do The Voice Brasil, mostra muita potencia vocal neste lançamento, entregando muita qualidade e verdade nas imagens do vídeo clipe, que saiu hoje, no canal oficial do WD.

“Som de bala vejo flutuando na minha mente”, esse é o trecho inicial da canção onde WD fala sobre vivências e coisas que observou durante grande parte da sua vida. Mesmo em meio às adversidades, o cantor lutou bastante para não ser um número de estatística e hoje, comemora as grandes conquistas, com 14 anos de carreira e sempre lutando pelos seus sonhos.

“Luto pra não ser uma estatística e de fato eu sou um vencedor porquê de fato eu tenho 29 anos e não morri, em  um país que mata preto a cada 26 minutos, que mata LGBT a cada 25, então eu sou um sobrevivente, eu não morri, então só pelo fato de estar vivo eu preciso fazer com que outras pessoas vivam esse momento”, conta WD.

“Periferia” é de fato eu exportando todas as minhas dores, todas as minhas preocupações e tudo que eu tinha pra falar. Eu sou uma pessoa da periferia, então eu vou dar voz para a pessoa que mora aqui”, completa.

Com uma imagem e estética única, WD retrata algumas cenas dos anos 2000, iniciando em um plano geral de uma vila no interior de SP, cortando para um garotinho assistindo televisão e vendo a performance de WD nas audições às cegas da 10ª temporada do The Voice Brasil, demonstrando com isso a possibilidade de sonhar. Em outro momento, é possível ver a cena em que, apesar de tudo o que passou, conseguiu realizar de fato tal sonho, na sua primeira assinatura de contrato recente.

Vale lembrar que, o enredo do vídeo clipe foi baseado em fatos reais, deixando uma mensagem para quem assiste e fazendo com que cada pessoa pense além do que é mostrado, sendo um momento de pura reflexão com uma crítica ao sistema político que não olha com atenção e cuidado com os moradores das comunidades. A violência e truculência policial estão presentes, principalmente na cena em que a mãe perde o filho durante a perseguição de policiais – essa cena é baseada na sua vida pessoal, quando perdeu o seu irmão.

“PERIFERIA é a faixa que mudou minha perspectiva sobre o outro, quando percebo que não é apenas sobre mim o meu cantar, mas sobre o quanto minha arte pode alcançar outras vidas e mudar cursos. Eu vejo um futuro diferente quando resolvo a matéria prima do problema. Periferia é um hino a todos que vivem na periferia. Eu só peço a Deus que guarde a periferia. Fé, convicção e ação irão mudar o destino daqueles que vivem na periferia, porque se um preto chegou, fortaleçam a periferia”, afirma WD.

O projeto leva a tona diversos assuntos importantes que precisam ser vistos com mais importância no nosso país, e mesmo com cenas de dor, o cantor consegue trazer imagens de alegria, vivacidade e cultura rica que a periferia possui.