Futebol, música, entretenimento, conexão, diversidade e espírito esportivo. Assim nasceu a “Turma da Bola”, um projeto desenvolvido para juntar todos esses valores com uma das paixões dos brasileiros, para educar as crianças sobre temas atuais e importantes. Foi criado por Guilherme Alf e a primeira parte já está disponível no YouTube e nas plataformas musicais.

São três clipes com composições de Pedrinho Pimenta e Eric Barata. Um deles possui a voz e participação de Michel Teló, outro com uma música em homenagem ao pentacampeão Denílson de Oliveira, que também faz participação no vídeo.

“Essa é uma homenagem que mexeu muito comigo. Quem me conhece sabe que sou um cara muito família, apaixonado pelos meus filhos. Poder fazer parte da vida das crianças contando um pouco da minha história para os pequenos que não me viram jogar é incrível”, comenta Denílson.

Guilherme, é pai da Nina e marido da Fernanda Ortiz, que é manager da carreira do jogador Léo Ortiz, que já representou a seleção brasileira. Com esse fator familiar, viu a necessidade de abordar a diversidade no futebol, reconhecer o papal da mulher no meio, criar novas memórias envolvendo suas duas paixões e, agora ainda mais especiais com as filhas.

“Aqui em casa a gente respira futebol e foi um processo natural ver a Nina se apaixonar pelo esporte. Quando ela tinha um ano, a levamos para assistir a final da Copa América, no Maracanã, onde o dindo dela estava representando o Brasil. Daí pra frente, frequentamos o estádio toda semana, mas eu sentia muita falta de ela ter algo mais lúdico para assistir”.

Além de muita diversão, futebol e música, a “Turma da Bola” tem cinco pilares muito bem definidos que permeiam todo design, conceito e narrativa: vida saudável, família, diversidade, espírito esportivo e desenvolvimento. Cada personagem foi concebido com o firme propósito de apontar características peculiares ao mesmo tempo tão cotidianas: Gogo Goleiro, Dedê Defesa, Pepedalada, Bugol e Cacá Caneta, nossa camisa 10.

Guilherme nos concedeu uma entrevista falando um pouco mais sobre o projeto. Confira:

LB: É visto no release, que é um projeto que envolve futebol e família. E na minha família isso sempre aconteceu junto. Você já gostava do esporte antes? Se sim, foi por esse motivo que teve a ideia?

Guilherme Alf: Aqui em casa, na verdade, é uma casa de futebol. Assistimos 24 horas por dia. Na família da minha esposa, tem uma ligação muito forte, o pai dela era jogador, o irmão é jogador atualmente. E do meu lado, meu pai foi preparador físico de futebol por muitos anos e eu também sempre gostei e trabalhei com futebol. É uma casa que respira futebol. A ideia surgiu quando eu conheci o CEO do Patati e Patatá, saímos para almoçar e depois, eu fiquei encantado com a história. E pensei “tem desenho de palhaço, de animal, de cachorro, de galinha… de tudo e não tem de futebol, que é a paixão nacional.” E a ideia partiu disso, de ter um desenho de futebol para que minhas filhas pudessem se apaixonar. Com isso, fui trabalhando a ideia, mas foi em 2020, quando nasce a Nina, que teve o “empurrão final”, eu também queria um desenho de futebol para ela. Tem uma cena clássica em casa, que um dia pela manhã, ela pediu para ver gols na televisão, quando tinha 1 ano e alguns meses, e eu não tinha o que colocar, acabei procurando no YouTube os gols do Fantástico e ela ficou assistindo por uns 15 minutos.

LB: Com tudo isso que aconteceu, foi você quem deu o primeiro passo para acontecer? Por que depois veio o Pedrinho…

Guilherme Alf: É… eu tive a ideia de criar o Turma da Bola e tiveram várias participações nesse processo. Eu criei os personagens, depois veio o Pedrinho com as composições e o Barata. Tem todo o pessoal da Alopra que faz toda a parte de animação. E é a primeira vez que faço um desenho animado, então é um aprendizado muito grande pra mim nesse processo como um todo.

LB: Teve alguma dificuldade nesse processo de criação ou foi tudo muito tranquilo?

Guilherme: Está tendo muita dificuldade, porque é tudo muito novo e é um processo muito demorado. Entre a gente criar uma música e ela ficar pronta para subir no YouTube, são três meses… para uma música só. A gente compõe, ela fica pronta, vai para produção e produz, depois vai pro estúdio e fazem um processo chamado “Animatics”, nisso eu aprovo o rascunho, vai para a animação, desenha todas as cenas e se faz todas as animações dela e é um trabalho danado. E eu trabalho com música há muitos anos, mas na parte de comunicação, em RP, que é a minha área e agora tenho que cuidar de tudo, pois sou o empresário da Turma da Bola.

LB: Estamos em época de Copa do Mundo, e você disse sobre esses três meses de processo… foi planejado lançar especialmente nessa época?

Guilherme Alf: Foi. A gente sempre pensou em lançar durante a Copa, pois acho que é quando todo mundo assiste futebol. Corremos muito para poder acontecer esse ano, era importante dar esse start. E para o ano que vem, já temos episódios programados até junho do ano que vem. Temos várias músicas dos personagens para janeiro e fevereiro. A partir de março, tem o Turma da Bola na escola e a escola é um lugar de dar os primeiros chutes, ter o primeiro time. Para junho, tem o projeto de festa junina. Tudo é muito planejado e pensado, estamos fazendo um trabalho com muita dedicação, muitos profissionais, e por mais que seja um projeto que esteja nascendo, ele já começa grande. Com a Virgin e a GTS que estão assinando o projeto junto com a Universal, com Denilson, Michel Teló. É um projeto que tem uma responsabilidade e um peso bem grande.

LB: Agora que sua filha nasceu, ou antes, sempre quis fazer algo para o público infantil? Ou nunca?

Guilherme Alf: Eu nunca tinha pensado, sendo bem sincero. Sempre fui muito crianceiro, tenho uma ótima relação com meus sobrinhos. Mas depois que a minha filha nasceu, mudou a minha visão, pois passei a ser um consumidor, a ver mais. E é muito especial. Cada vez que algum pai ou mãe diz que está assistindo a Turma da Bola com seu filho e marca e eu vejo a cena, pode ser clichê, mas me emociona. É muito massa ver as crianças gostando e esse é o objetivo.