Quebrando preconceitos e trazendo conscientização, o grupo Trilo, composto por Nic Medeiros, Salomão do Reggae e Jotapê, lançou nesta sexta-feira (19) o single com videoclipe “Jeitinho Down“. O Latinos Brasil teve a honra de bater um papo com a Nic e o Jotapê pra falar da nova música, as inspirações e os próximos passos do trio.

Trilo

Foto/Divulgação

Trilo é a nova aposta da Universal Music Christian Group, tendo como mensagem o cristianismo, o grupo transita nas mais variáveis sonoridades brasileiras como MPB, xote, forró, baião e passa em ondas R&B contemporâneo. Buscando diferenciar a fórmula usual da música gospel, as letras abordam temas atuais e universais que atingem todos os públicos, entre eles: Inclusão social, preconceito, comportamento, cidadania, entre outros.

Um dos importantes nomes que estão por trás da idealização do “Trilo“, é o produtor e editor Alex Passos que também possui ligação direta com outro importante grupo musical brasileiro o: Preto no Branco.

Confira nossa entrevista abaixo.

LB: Como surgiu o projeto que deu a formação ao grupo “Trilo”?

Nic: A ideia do projeto surgiu tem algum tempo pelo Alex Passos, que já tinha a vontade de formar um trio. O Salomão foi a primeira pessoa escolhida, eles já conversavam sobre isso mas era um projeto pro futuro. Passado alguns anos, eu conheci o Salomão pelo Instagram, aconteceu que participamos da gravação do DVD do Felipe Vilela e nos encontramos pessoalmente. Quando o Alex Passos ouviu a gravação, sentiu que era hora de dar inicio ao projeto. Eu já conhecia o Jotapê pelo Instagram, porque ele também grava covers e foi assim que surgiu essa amizade e consequentemente o projeto se desenvolveu. O processo inicialmente ocorreu a distância porque eu e o Jotapê moramos no Paraná mas o Salomão é do Rio. Já fazem pelo menos 2 anos que estávamos trabalhando nisso, nas composições e nós sentimos que ocorreu no momento certo e que foi tudo algo muito de Deus.

Trilo

Foto/Divulgação “Jeitinho Down”

LB: Sobre a música “Jeitinho Down” de onde veio a ideia?

Jotapê: Essa música é uma composição do Salomão e ela surgiu através de algumas experiências que ele teve com pessoas que têm síndrome de Down. Em especial, um fato que ocorreu com ele em um evento, onde uma criança que possuía a síndrome  estava conquistando geral com seu “jeitinho”, o que fez ele chamar a criança pra cantar com ele. Foi então que o Salomão teve a vontade de colocar pra fora aquele sentimento da experiência que ele teve com aquele ser humano tão feliz. Surgiu então a “Jeitinho Down” e nós temos o prazer de entregar ela pro mundo, essa música vem para quebrar muitos paradigmas e preconceitos que as pessoas têm em relação as com síndrome de Down. Essas pessoas trabalham igual a gente, moram sozinhas, são muito felizes, maravilhosas e vivem tão intensamente, então precisávamos fortalecer essa galera.

LB: Vocês têm intenção de trazer mais pautas como essa às músicas do Trilo?

Nic: Das músicas que ainda vamos lançar, elas já vem com essa ideia de “liberdade”. Então sobre esses assuntos específicos, estávamos falando o quanto as pessoas buscam essa representatividade. Depois do anúncio desse single sobre pessoas com síndrome de Down, já vieram falar com a gente pra também tratarmos sobre o autismo e é super interessante. Com certeza as ideias e essa necessidade vai chegando a nós através da nossa arte e vai ser dessa forma.

LB: Vocês como um grupo musical cristão, experimentam muitos estilos musicais diferentes que atingem todos os públicos, poderiam contar as barreiras que vocês enfrentam pra lidar com determinados tipos de preconceito na sociedade?

Jotapê: Então, o Salomão pontuou o seguinte pra gente: o Trilo é uma forma de adoração a Deus horizontal. Existe também a forma vertical que é com músicas no estilo worship que são maravilhosas e necessárias. E na forma horizontal que nós trazemos, falamos do amor de Deus e levamos o evangelho falando pra galera de maneira reta. É por isso que nas nossas músicas vocês vão ver bastante variedades, têm baião, pop rock, MPB etc. Desse modo pra atingirmos o maior número de pessoas possível e sempre baseado na palavra de Deus. Pegamos temas que estão ocorrendo ao redor do mundo e falamos dessa forma com o pessoal, mais na “conversa” mesmo.

Trilo

Foto/Divulgação

LB: Quais são as referencias musicais de vocês?

Nic: Nós três temos em comum um gosto por tudo! Eu particularmente gosto muito da música brasileira, MPB e nordestina. O Trilo veio pra gente expor essas outras vertentes que nós temos. Resumidamente, nós temos muita referência brasileira e obviamente também muita referência cristã como a do worship. E esse projeto veio pra mostrar que nós podemos fazer do nosso jeito, adorar Deus da nossa maneira. Estêvão Queiroga, Marcos Almeida, Paulo Nazareth, Lorena Chaves são nomes que estão no meio e nós temos contato.

Jotapê: Acrescentando Preto no Branco, que inclusive é nossa família junto com o Alex Passos e acho que é isso.

LB: Vocês já estiveram colaborando com a Kemilly Santos na música “Pedro”, tem algum outro artista que vocês gostariam de fazer parceria?

Jotapê: Eu gosto muito também da Priscilla Alcantara, o pessoal do Preto no Branco já temos algumas coisas com eles pra sair, Estêvão Queiroga também.

Nic: O Estêvão está nesse projeto, em uma das músicas que vai sair mais pra frente e pra mim é uma das participações que considero como a realização de um sonho.

LB: Podem nos dar um spoiler se ainda nesse ano vamos ter um Álbum ou EP do “Trilo”?

Jotapê: Já lançamos 5 músicas contando com “Jeitinho Down” e temos 12 para ser lançadas. Ainda não sabemos se vai sair todas nesse ano, mas acredito que até fevereiro ou março do ano que vem irá. Além das participações que já temos como a com o Preto no Branco e mais pra frente um monte de surpresa que vai vir também.

LB: Pra encerrarmos, poderiam fazer uma chamada para o público da Latinos Brasil conhecer o trabalho de vocês?

Confira o videoclipe de “Jeitinho Down

Siga o “Trilo” no Instagram.

Ouça no Spotify.