A era digital facilitou muito a vida e a comunicação. Bem usada, ela consegue romper barreiras. Mas, e quando a tecnologia não é usada tão bem assim por um adolescente? Esse é o principal tema abordado em “Control Z”, série produzida pela Netflix mexicana. Na primeira temporada, a tecnologia não só é mal usada, como acaba com a vida de algumas pessoas. E é por isso que Precisamos falar sobre a sérieControl Z”.

Sobre a série

Control Z” é uma série mexicana criada por Carlos Quintanilla e lançada na Netflix em 22 de maio de 2020. O enredo segue a história de um hacker que ameaça contar os segredos mais profundos de todos do Colégio Nacional. A história é contada do ponto de vista de Sofia (Ana Valeria Becerril), uma adolescente misteriosa, atenta e observadora. Após ser ameaçada a ter seus segredos expostos, ela e Javier (Michael Ronda, de Sou Luna) começam a investigar e acaba descobrindo a identidade do hacker.

Segundo a própria Netflix, em apenas dois meses de exibição, “Control Z” foi assistida por mais de 20 milhões de usuários.

ATENÇÃO! ALERTA DE SPOILERS E GATILHOS

 

A necessidade de saber tudo sobre todos

Foto: Divulgação Netflix/Ana Cristina Blumenkron

O que você faria se alguém descobrisse um segredo seu e ameaçasse te expor? Certamente, muitas pessoas entrariam em pânico. Mas não foi isso que aconteceu com o hacker de “Control Z”. Ao receber uma mensagem anônima pedindo dinheiro em troca de não expor para todos da escola seu segredo, o hacker cumpre com o trato e paga a pessoa que o ameaça. Mas ao descobrir quem fez isso, tornam-se cúmplices e decidem fazer o mesmo com o resto da escola. Só há uma diferença: eles não querem dinheiro em troca do silêncio.

Um aluno escolhe expor outro em troca do silencio de seu próprio segredo. E assim uma corrente é criada e todos da escola acabam sendo expostos. E como já é de se imaginar, nada termina bem nessa história. Mas o que todos querem saber: afinal, quem é esse hacker? Por quem alguém faria isso e a troco do quê?

Bullying

Isabela tem a opção de expor quem revelou seu segredo (Foto: Reprodução/Netflix)

Se já é difícil ser adolescente, imagina no ambiente digital. Durante a série, enquanto os segredos são revelados, muita gente sai machucada. Em uma dessas exposições, Isabela (Zión Moreno) tem seu maior segredo exposto por uma pessoa muito próxima: ela é transexual. Além do bullying que passou a sofrer, Isabela começou a sofrer com a transfobia.

Mas essa não é a única história LGBT da série. Bem no começo, somos apresentados à Luis (Luis Curiel), um aluno introvertido que sofre vários ataques, inclusive físicos, do grupo de Gerry (Patricio Gallardo). Em um deles, incentivado pelo hacker, Gerry luta com Luis, que acaba em coma. No final da temporada, a mãe de Luis revela que ele não revidava aos ataques porque seu segredo era que Gerry, apesar de tudo, era seu crush.

Outra história que terminou com bullying foi a de Sofía. Ao perder o pai em um acidente, ela entra em depressão. Após uma tentativa de tirar sua própria vida, ela é internada em uma clínica. Por isso, quando tem alta e volta à escola, Sofí acaba sendo excluída e sendo vítima dos cochichos e olhares. Nesse ponto, a Netflix tenta abordar um assunto sério como saúde metal e bullying, mas acaba sendo superficial.

Representatividade

Elenco principal da 1ª temporada de “Control Z” (Foto: Divulgação/Netflix)

Mesmo tendo uma diversidade sexual, com transexual, homossexual e bissexual, o assunto não é amplamente desenvolvido ou discutido. A série peca ao não desenvolver diálogo sobre saúde mental e emocional, tanto no caso de Sofí quanto de Luís. Mesmo já sendo um começo, ainda falta bastante para caminhar. Ainda temos corpos magros, adultos interpretando papel de adolescente e falta de diversidade racial.

Mas, apesar disso, é inegável seus méritos. É uma série muito bem produzida, elenco com atuação boa e com episódios rápidos e que prendem o espectador, além de ter um bom ritmo. Além de deixar uma reflexão sobre vários assuntos e um questionamento: até onde você iria para ter o poder e os segredos na palma da sua mão?

A Netflix fez uma chamada de vídeo surpresa com o elenco para anunciar: é real oficial, “Control Z” já tem uma segunda temporada confirmada! Será que Raul conseguirá dar um Control + Z nessa história ou vai pagar por tudo o que fez?

 

Foto Destaque: Divulgação/Netflix