Se você é fã de uma boa música latina, precisa conhecer Tchelo Cuevas. Cantor, intérprete, compositor e produtor, Tchelo acumula diferentes sucessos ao longo de 20 anos de carreira. São mais de 300 canções gravadas por ele e vários outros artistas brasileiros. Em sua mais recente produção, “Sin Mi Mami”, o artista reforça ainda mais esses talentos ao apresentar para o mundo uma faixa com um ritmo caliente. 

Tchelo Cuevas é cantor, intérprete, compositor e produtor / Foto: Divulgação

Filho de família de músicos, seus pais perceberam seu talento logo cedo, aos seis anos. Por isso, aos dez, o pequeno Tchelo ganhou seu primeiro violão. Mas foi pela convivência com seus amigos argentinos e turistas em Florianópolis que surgiu sua identificação com a cultura musical castelhana. Dessa forma, aos 20 anos, Tchelo Cuevas decidiu viver em Barcelona, ​​onde permaneceu por uma década. Lá, o artista viveu a música e a influência latina como nunca havia feito antes.

A versatilidade de Tchelo Cuevas

Sua versatilidade surgiu quando Tchelo Cuevas precisou fazer de tudo um pouco para se manter e viver com sua arte em outro continente. A temporada europeia foi uma escola: de barman a cover do Rick Martin, foi por lá que o artista aprendeu com outros profissionais da música e cresceu no ramo, dando início à sua carreira musical. Nesse meio tempo, estreou seu primeiro trabalho profissional em espanhol, com o produtor cubano X Afonso.

Ao voltar ao Brasil, o cantor fez parte da dupla sertaneja “Sérgio & Tchelo”, que abriu as portas dos maiores programas de televisão na época: Jô Soares, Hebe, GuguFaustão, entre outros. O primeiro CD da dupla foi produzido por Rick Bonadio e Guto Campos, nomes conceituados no mercado fonográfico.

Como um artista completo, Tchelo Cuevas tem uma trajetória repleta de versatilidades / Foto: Divulgação

Além da sua habilidade em dar uma nova produção e interpretação à músicas que já eram grandes sucessos, Tchelo é dono de canções que carregam uma notória veia latina. Em 2020, o artista lançou mais duas composições autorais que reforçam ainda mais isso: “De Nuevo” e “Bonita”.

Sabendo de todo esse talento e qualidade musical, o Latinos Brasil escolheu quatro músicas de Tchelo Cuevas que você precisa conhecer. Afinal, tudo o que é bom a gente mostra por aqui, né? Ouça agora a playlist especial:

1. Sin Mi Mami

Em seu mais recente single, Tchelo Cuevas traz à tona um reggaeton com uma pegada romântica. “Sin Mi Mami” faz parte de seu novo projeto. A canção começa em uma onda acústica de ukulele e voz, logo passa para uma batida eletrônica e faz jus ao ritmo latino.

Segundo o cantor, a composição autoral em espanhol é fruto de sua experiência em Barcelona, já que morou lá por 10 anos. “Sin Mi Mami é uma composição autoral feita há mais ou menos 1 ano e meio atrás, em Florianópolis. Faz parte de um projeto especial que já venho pensando e construindo há alguns anos. Sempre tive muita vontade  produzir algo em espanhol, por ter morado vários anos em Barcelona. Neste projeto temos 3 clipes  preparados para lançar e optamos soltar essa música primeiro, porque tem tudo haver com sol, praia e mar”, comenta Tchelo.

O clipe de “Sin Mi Mami” foi gravado na praia de Bertioga, no litoral sul paulista, mas também conta com imagens de outras regiões de São Paulo, incluindo o ponto turístico conhecido como “Beco do Batman”, na Vila Madalena. Segundo Tchelo, a produção tem a cara do verão. “O clipe tem uma vibe leve, para cima, bem a cara do verão. Estou muito feliz com o resultado”, finaliza o cantor.

2. Bonita

Em parceria com o amigo e músico Sebastian Zoth, Tchelo Cuevas fez “Bonita”. A canção foi feita em pouco tempo e de maneira bem descontraída. De acordo com o cantor, essa música descreve uma mulher que transforma tudo ao seu redor.  “Bonita descreve uma mulher que sempre é a alma da festa, sua beleza e formosura transformam de forma positiva tudo a seu redor. O ritmo mais latino traz uma batida envolvente e contagiante”, explica Tchelo.

3. A Orillas del Mar

Assim como outras músicas de Tchelo Cuevas foram feitas em parceria, esta é uma composição do artista e dos amigos Nelson Viana e Ryan Rocha. A letra fala de um lugar à beira mar, com um lado caribenho trazendo elementos do verão: sol e praia. O clipe de “A Orillas del Mar” foi gravado na Praia do Forte que fica ao lado de Juererê Internacional, na cidade de Florianópolis.

4. De Nuevo

Mais uma canção de Tchelo Cuevas interpretada em espanhol. “De Nuevo” fala sobre o arrependimento de ter perdido um verdadeiro amor e, mesmo sem vontade de seguir adiante, a pessoa não desiste da chance de reencontrá-lo. Segundo o cantor, esta é uma música que muitas pessoas podem se identificar. “De Nuevo é uma música autoral, criada em um belo fim de tarde  numa praia de Floripa. É uma balada romântica de um amor quase impossível e penso que todos temos um amor assim, né? Então acredito que muitas pessoas vão se identificar com ela”, comenta Tchelo.

E aí, curtiu a playlist? Agora é só procurar pelas músicas no seu serviço de streaming favorito e ouvir mais de Tchelo Cuevas! Aproveita e já anota na agenda: no dia 08 de abril (quinta-feira) o portal Latinos Brasil tem uma live imperdível marcada com o cantor às 19h30.