Novembro chegou e com ele o nosso #ArtistaDoMês também!! Nosso escolhido para esse lugar  foi o cantor que vem quebrando paradigmas, Lil Nas X.

Foto: Reprodução/ Instagram

Nascido em Lithia Springs ( Georgia) no dia  9 de abril de 1999, Montero Lamar Hill conhecido pelo seu nome artístico Lil Nas X , é um rapper, cantor e compositor norte-americano. 

O seu nome vem do Mitsubishi Montero, seus  pais se divorciaram quando ele tinha seis anos. O mesmo  se estabeleceu no projeto habitacional Bankhead Courts com sua mãe e avó. Três anos depois, foi morar com seu pai, um cantor gospel!

Foto: Lil Nas X com seus pais

Inicio de tudo e primeiro hit!

 

Aos 13 anos começou usar a internet, porém fortemente bem na época em que os memes começaram a se tornar sua própria forma de entretenimento.

Com isso, passou grande parte de sua adolescência sozinho e se voltou para a Internet, particularmente no Twitter, criando memes que mostravam sua sagacidade e conhecimento da cultura pop.

Foto: Reprodução/ Twitter

Sua adolescência também o viu lutando para se assumir homossexual; rezou para que fosse apenas uma fase, mas por volta dos seus dos dezesseis ou dezessete anos, passou a se aceitar como é.

Lil também aprendeu a tocar trompete, quando estava na 4ª série. Em 2019, com seu mais novo sucesso, fez um show supresa na mesma escola que se formou.

Créditos: Just Jared

O primeiro hit a gente nunca esquece!

O artista também ganhou destaque em 2019 com o lançamento de seu single de country rap ”Old Town Road“, parceria com o cantor de country Billy Ray Cyrus, que é ninguém menos que o pai da Miley Cyrus!

Vale lembrar que a canção passou 19 semanas no topo da tabela Billboard Hot 100 dos EUA, tornando-se a música  com mais tempo no Top 1 desde que a tabela estreou em 1958.

Com isso o cantor se assumiu gay enquanto a música estava no topo da Hot 100, tornando-se o único artista a se assumir enquanto tinha um recorde número um.

O sucesso desta canção foi tanta que lhe rendeu dois MTV Video Music Awards, incluindo Canção do Ano, e o American Music Award por Canção Favorita de Rap/Hip Hop.

Depois do sucesso de seu primeiro hit

Após o sucesso de “Old Town Road“, Lil Nas X lançou seu EP de estreia, intitulado “7” , que deu origem a mais dois singles, com “Panini” a atingir o número cinco e “Rodeo” a atingir o número 22 na Hot 100. O seu álbum de estreia,”Montero, é precedido pelo single número um “Montero (Call Me by Your Name)“, e pelos singlesSun Goes Down” e “Industry Baby“.

Premiações

Lil Nas X foi o artista masculino mais indicado no 62º Grammy Awards, acabou ganhando prêmios de Melhor Videoclipe e Melhor desempenho de pop em duo ou grupo. É também o primeiro artista abertamente LGBTQ negro a ganhar um prêmio da Country Music Association.

Foto: Lil Nas X no 62º Grammy Awards

Montero (Call Me by Your Name)

O primeiro preview da canção foi lançado no intervalo do Super Bowl LV em um comercial da Logitech, em fevereiro de 2021.

https://youtu.be/3dBl1iwqqbw

Após  meses falando sobre a canção, Lil Nas X finalmente a disponibilizou, junto com as artes associadas.

A música e o videoclipe receberam elogios por serem “descaradamente queer (LGBTQIA+)“.

O jornalista Adam B. Vary, escreveu uma coluna  para a revista Variety, afirmando que o clipe “mudava tudo para os artistas gays“, notando que muitos cantores LGBTQIA+ como Jonathan Knight do New Kids on the Block e Lance Bass do NSYNC costumavam cantar sobre mulheres e permaneceram “dentro do closet”, enquanto outros artistas como Elton John e Ricky Martin não cantavam explicitamente sobre sua sexualidade.

Industry Baby

A canção levou exatamente 18 dias para bater o número de 100 milhões de streams no Spotify.

Desde seu lançamento, que conta com participação do rapper Jack Harlow, o deixou no Top 10 global do serviço de streaming, e 2º lugar na Billboard Hot 100.

A faixa já acumula mais de 180 milhões de visualizações em seu canal do YouTube.

 

Quebrando barreiras

Em todos seus videoclipes após se assumir homossexual, mostra o cantor beijando ele mesmo ou até outra pessoa. Como vemos no clipe de “Thats What I Want” quando beija o dançarino colombiano Yai Ariza, no passado os dois já viveram um romance.

A canção foi gravada para seu álbum de estúdio de estreia Montero (2021). Foi escrita por Lil Nas X e os produtores, Omer Fedi, Blake Slatkin, Ryan Teddere KBeaZy. Foi lançada através da Columbia Records em 17 de setembro de 2021.

E aí, gostaram da nosso #ArtistaDoMês?? Conheceram mais o Lil Nas X?? Esperamos que sim!! E mês que vem tem mais!!