A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (24), que o Carnaval na capital paulista será adiado, devido à Pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa pelo Prefeito Bruno Covas, para que as escolas de samba já possam se organizar para o próximo ano. Nenhuma data oficial foi confirmada.

Apesar do adiamento, o governador do Estado, João Dória, já havia comentado anteriormente que, enquanto não houver uma vacina contra o Coronavírus, as comemorações de fim e começo de ano não poderiam acontecer. A sugestão de tardar o Carnaval 2021 veio da própria Liga de São Paulo e representantes das escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso, que propuseram que a festa seja realizada a partir do final de maio ou começo de julho – ainda a definir.

“Estamos definindo tanto com os blocos quanto com as escolas e com as outras cidades a nova data que deve se dar a partir de maio do ano que vem. Muito dificilmente ocorrerá em junho porque coincide com os festivais de São João no Nordeste. Estamos definindo ou final de maio, ou começo de junho para realização do carnaval na cidade de São Paulo”, informou Covas através do G1.

Outros eventos que geram aglomeração foram cancelados ou reformulados para a versão online, após o Carnaval deste ano, como a Parada LGBTQIA+, Festas Juninas e CCXP.