Imagine trazer a sua realidade para dentro de uma canção? Em “Sol no Peito”, Nick Cruz faz isso de forma humilde, mas trazendo uma mensagem bastante importante sobre como combater a transfobia. O mais novo single do cantor chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (28) com um clipe de emocionar! Com o lançamento, o artista capixaba marca uma nova etapa da carreira e se prepara para consagrar a composição mais importante de sua trajetória.

A música é fruto de um amadurecimento de Nick Cruz. Desde que ele assinou contrato com a Warner Music Brasil e se mudou para o Rio de Janeiro, tornou-se uma voz cada vez importante dentro da sua comunidade.

Nick Cruz escolheu foto de quando era criança para estampar a capa do single / Divulgação

E, no país em que mais se mata transexuais no mundo, é por meio da música que Nick Cruz deixa a sua mensagem:

“Esses olhares me consomem / Não me veem como homem / Onde será que o nosso mundo se perdeu? / Almas que mentem e se escondem/ Atrás de um codinome / Eles querendo consumir meu corpo enquanto eu / Só quero mudar de nome”

Assista ao vídeo completo de “Sol no Peito”, já disponível no YouTube:

Nick Cruz aborda a sua bandeira pela primeira vez em seu trabalho

Para fazer isso, o cantor mistura ficção com sua história de vida. No clipe, seu personagem sonha em fazer mastectomia e poder “tomar sol no peito” sem preocupações. Ao longo do vídeo, é possível ver diversas situações complicadas que os corpos trans passam diariamente – como os ferimentos causados pelo binder, o desconforto em usar camisas brancas e o aparecimento dos pelos devido à transição hormonal.

Nick Cruz mostra as dificuldades enfrentadas por pessoas trans no clipe de “Sol no Peito” / Divulgação

Como esse lançamento é carregado de significados pessoais, o artista ainda escolheu uma foto de quando era criança para ilustrar a capa do novo single. Sobre isso, o cantor revela que faz parte de sua auto aceitação, refletida em suas composições. “Na medida em que me entendo neste mundo, fico mais confortável para trazer isso pro papel. A música é um jeito de abordar toda essa discriminação que sofremos de forma leve, para que o outro escute com atenção, apesar de eu estar querendo gritar”, reflete Nick Cruz.

Nós do Latinos Brasil fizemos uma breve entrevista com Nick. O cantor fala sobre o novo single, desde as discussões iniciais até o lançamento. Confira:

LB: Como foi para você o processo de produzir uma canção que aborda um tema tão sensível e pessoal?

Nick Cruz: “Sol no peito” foi discutida por quase 4 meses, pois aborda um assunto muito delicado. Mesmo eu sendo uma pessoa trans, ainda tivemos que ter muita cautela porque estávamos falando de um assunto muito amplo, que abrange diversos corpos e vivências. Colocando em destaque a minha vivência, tive que ensinar e debater muitas coisas sobre esse universo, já que a minha esquipe é composta, em sua maioria, por pessoas cisgênero.

LB: É a primeira vez que você aborda diretamente a sua bandeira em seu trabalho. Quais são as suas expectativas para este lançamento?

Nick Cruz: “Sol no peito” retrata exclusivamente a minha vivência enquanto pessoa trans, mas creio que muitos vão se identificar com o processo e com a história. Levar representatividade é um dos principais pontos da minha carreira.

LB: Qual a mensagem que você pretende passar com “Sol no Peito”?

Nick Cruz: Pretendo transmitir uma mensagem de paz e um pedido de respeito, com muita humildade. “Sol no peito” também levanta alguns questionamentos sociais que são muito importantes para a era que vivemos.

LB: Você pretende abordar mais vezes esse tema em seu trabalho ou foi algo pontual?

Nick Cruz: Pretendo, sim, porém de formas diferentes, normalizando nossas vivências e corpos!

LB: O que os fãs podem esperar dessa nova fase da carreira?

Nick Cruz: Um Nick muito ousado! Só posso dizer isso.

LB: O que você diria para os seus fãs hoje, com o lançamento da música?

Nick Cruz: Diria para quem vai se identificar que eles não estão sozinhos! Que essa luta tem que continuar e que nós vamos, sim, vencê-la!