O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é hoje e para falar sobre a temática, que vem sendo inserida no audiovisual e ganhando cada vez espaço, como Rodrigo Tardelli, um dos sócios da Ponto Ação Produções. Rodrigo é ator, roteirista, produtor e desde o início da produtora, os projetos abordam as relações LGBTQIA+ com muita naturalidade, dando espaço para o público se sentir representado e acolhido.

A luta contra a LGBTfobia é antiga e permanece viva. Anualmente, é considerado junho como o Mês do Orgulho e é comemorado no dia 28 dia oficial do Orgulho LGBTQIA+ e a representatividade no audiovisual sempre foi uma forte aliada na luta. Rodrigo Tardelli entra nesse cenário já no início da produtora há oito anos, quando a abordagem, principalmente na TV aberta, ou era representada como caricata ou sempre trazendo mais sobre as dificuldades e preconceitos que a comunidade enfrenta.

“Entre Duas Linhas” foi o primeiro projeto da Ponto Ação, no qual Rodrigo atuou e também participou da produção. O curta-metragem já era baseado em uma fanfic e desde então a temática LGBTQIA+ se tornou presente e marca registrada da produtora, que mais tarde se tornaria referência no mercado audiovisual. Em seguida, veio “A Melhor Amiga da Noiva” e “Até Você Me Esquecer”, webséries de muito peso e reconhecimento em todo mundo.

“As nossas webséries viraram um grande suporte e grande referência para muita gente. Hoje consigo ter essa noção, pelo tanto de pessoas e mensagens que chegam até mim falando sobre e também falando o quanto a gente ajudou a dar mais visibilidade para esse conteúdo, são portas que foram abertas que espero que nunca mais se fechem”, diz Rodrigo. 

Rodrigo Tardelli foi responsável por grande parte da produção e protagonizou as três temporadas da websérie com protagonismo gay “Até Você Me Esquecer”. O retorno que recebeu do público ao longo da trama vinha por meio de mensagens sobre como a websérie impactou positivamente, inclusive de países onde a LGBTfobia é nítida, ou até mesmo de lugares onde existe a proibição dos relacionamentos LGBTQIA+. 

“Em ‘Até Você Me Esquecer’, eu recebia muita mensagem de pessoas da Índia, Indonésia, etc. Relatos de pessoas que assistiam e se emocionavam muito, porque lá eles não poderiam viver aquelas histórias, então buscavam na internet. Isso me comovia demais e me deixava com uma responsabilidade ainda maior em relação ao meu trabalho e com minha mensagem como artista”, conta o ator e produtor.

Felizmente, dos primeiros projetos até a os dias de hoje, houve uma grande mudança nas produções televisivas, de streamings, e cinematográficas, em que a temática já é muito mais abordada, permitindo que a representatividade alcance mais públicos e se torne uma normalidade a não ser rebatida com preconceito. Atualmente na quarta websérie produzida pela Ponto Ação Produções, o fenômeno de público “Stupid Wife”, Rodrigo consegue enxergar uma grande diferença de quando começaram a produzir e agora comemora o fato. 

“A melhora é muito considerável, não só nas produções independentes como no audiovisual no geral. A representatividade em grandes produções também, quando começamos a produzir sentimos uma carência desse tipo de conteúdo de uma forma gigantesca, hoje estamos somando com muitos outros criadores e produções e o público é quem mais se beneficia e isso é bom demais de acompanhar”, afirma Rodrigo.