A primeira edição do Prêmio Marília Mendonça de Música Sertaneja está prevista para acontecer no segundo semestre de 2023, em Goiana, cidade natal de Marília Mendonça. Em comunicado oficial, Dona Ruth, mãe da de Marília, conta que a premiação tem como intuito de revelar e reconhecer nomes da música sertaneja.

No universo musical, Marília continua sendo nome principal nas paradas. Recentemente, tivemos o viral da música “Leão” que segue charteando no Top 50 do Spotify Brasil – atualmente, na segunda posição, e em 2022, as músicas da artista foram destaque entre as mais escutadas do ano, segundo a pesquisa da Pró-Música Brasil.

A premiação surge para estender o legado da cantora, além de espalhar os propósitos da artista: “Homenageia de forma muito sensível o nome de Marília e abraça causas levantadas pela minha filha, que sempre buscou revelar e dar a chance para novos cantores e compositores do sertanejo”, diz Dona Ruth em comunicado oficial publicado no Instagram, em collab com o Leo Dias.

Além das categorias mais comuns, a premiação também traz “Rodeio/Feira Agropecuária do Ano” e “Projeto Audiovisual (Show Ao Vivo – Session Ao Vivo)” que são mais características do meio sertanejo, além de “Show do Ano” e “Profissional Sertanejo”. Confira abaixo a lista completa das 18 categorias:

Produtor Musical
Revelação
Compositor
Artista Solo Masculino
Artista Solo Feminino
Dupla Masculina
Dupla Feminina
Música do Ano
Hit do Ano
Instrumentista
Show do Ano
Álbum do Ano
Clipe
Projeto Audiovisual (Show Ao Vivo – Session Ao Vivo)
Música Clássica Sertaneja
Artista Clássico Sertanejo
Profissional Sertanejo (Envolve Jornalista Sertanejo, Empresários e Produtores de Show)
Rodeio/Feira Agropecuária do Ano.

 

Foto destaque: Divulgação