“Orquídeas”: Kali Uchis se estabelece como estrela latina com novo álbum totalmente em espanhol
Kali Uchis estabelece seu trono como a nova estrela colombiana e entrega seu mais novo álbum totalmente em espanhol. Provando mais uma vez que veio para ficar, chega nas plataformas digitais em 12 de janeiro “Orquídeas“, novo álbum de estúdio da colombiana Kali Uchis. Se com “Sin Miedo (del amor y otros demônios)” a cantora se mostrava uma promessa latina, em “Orquídeas” Kali se mostra uma artista completa que sabe exatamente o que está fazendo.
Em 2020, o mundo conhecia a faceta latina de Kali Uchis. Graças ao smash hit “Telepatía“, Uchis ganhou projeção mundial e virou um nome a ser observado. Após esse fato, “Melting” de seu álbum “Por Vida” (2015) começou a viralizar nas redes sociais. E à partir daí, foi um caminho sem volta. Todo lançamento de Kali hitava. Mas nenhum chegava aos pés de seu primeiro álbum em espanhol. Nem mesmo “Moonlight“, de “Red Moon in Venus“, lançado em 2023. Uma vez que o mundo já havia conhecido as raízes colombianas, todo o resto não parecia a mesma coisa.
Até que Uchis presentei os fãs com “Orquídeas“. Lançado já no começo de 2024, o álbum é seu segundo totalmente na língua espanhola e passeia entre ritmos latinos, não se prendendo totalmente à isto. Inspirado na flor colombiana, a estrela explora a musicalidade e a cultura de seu país e entrega um de seus álbuns mais esperados da carreira. Seu sucesso como cantora pop não a prende nesse ritmo, mas a ajuda a transitar em ritmos pouco explorados em sua discografia.
Feats
Em 14 faixas, Uchis conta com participações de outras estrelas latinas para dar ainda mais peso em “Orquídeas“. Nomes como Peso Pluma, Karol G e Raw Alejandro fazem parte das canções. O mexicano Peso Pluma se une à colombiana em “Igual Que Un Ángel“, enquanto Karol G faz parte da já conhecida “Labios Mordidos” e Raw Alejandro está em “No Hay Ley Parte 2“, continuação da música “No Hay Lei“, lançada em 2022. Fato é que mesmo se fosse um álbum puramente solo, Kali conseguiria sustentar com maestria.
Sonoridade
Artista multifacetada, Kali transita facilmente entre diversos ritmos musicais, dominando majoritariamente o pop. Em 2023, Uchis já havia incluído na setlist de seus shows covers de músicas tradicionais colombianas, chegando até a desagradar alguns fãs brasileiros em sua apresentação no Lollapalooza Brasil. O fato é que ela não dá ponto sem nó. Tudo se encaminha para o desfecho perfeito em “Orquídeas“. Isso porque ela vai do pop ao bolero e reggaeton com maestria. O álbum é uma mescla de tudo que Kali pode ser.
Surpresas
Nenhuma estratégia poderia promover melhor o álbum do que videoclipes. Ainda mais se vier acompanhado de uma surpresa para os fãs. Kali anunciou a gravidez de seu primeiro filho em um vídeo que une “Tú Corazón Es Mío” e “Diosa“. Na primeira parte do vídeo, Kali une passado e presente, com takes de vídeos seus na infância e com uma ajuda da tecnologia, sua versão criança conhece a versão bebê de Don Toliver, seu namorado e pai de seu filho. Já em “Diosa“, Kali explora a criação da vida em vídeos artísticos, que virou sua marca registrada.
Transformando (quase) tudo em conteúdo e compartilhando de tudo um pouco. Jornalista paulistana e capricorniana.