Nova montagem do musical Wicked estreia em São Paulo
Na última quinta-feira (09), o musical mais pedido desde 2016 retorna ao Brasil, Wicked estreia no Teatro Santander, São Paulo, em nova superprodução do maior fenômeno da Broadway. O elenco é composto por 35 artistas, ainda conta com Myra Ruiz, Fabi Bang, Tiago Barbosa, Marcelo Médici, Diva Menner, Cleto Baccic, Nayara Venancio e Dante Paccola.
A versão original da Broadway esteve em cartaz no Brasil, no Teatro Renault (SP), em 2016 e foi assistido por mais de 340 mil pessoas. O elenco contou com Myra Ruiz, como Elphaba, e por Fabi Bang, como Glinda, resultando em dos maiores projetos das atrizes e fazendo com que elas fossem amadas pelos fãs, que desde então questionavam a volta do espetáculo ao país.
Nós do Latinos tivemos a oportunidade de assistir ao musical, e podemos dizer que está no mesmo nível da versão da Broadway ou até melhor. O espetáculo conta com novos cenários, novos figurinos, e com um novo sistema de voo em “Defying Gravity”. Garantimos que haverá risadas e muita emoção na Cidade das Esmeraldas, além de conhecer a famosa história do Mágico de OZ de uma nova percepção.
Em outubro de 2022, Myra e Fabi estreavam o musical “Broadway In Concert”, uma produção com músicas de espetáculos da Broadway pelo mundo, e foi ali que o grande anuncio aconteceu. Ao final do espetáculo, elas anunciavam que Wicked retornaria ao Brasil em uma nova produção, e que seria também no Teatro Santander. Além de contar com as duas interpretando os papeis de Elphaba e Glinda.
Após esse anuncio, foi divulgado as seleções dessa grande produção, chegando em altos números de inscrições, com atores, atrizes, bailarinos, bailarinas e etc. O Atelier de Cultura selecionou um elenco plural que representa o talento e a diversidade de artistas brasileiros do teatro musical. Alguns dos destaques são Tiago Barbosa (“O Rei Leão” e “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”) interpretando o príncipe Fiyero; Diva Menner (“Barnum – O Rei do Show” e “Elas Brilham”) como Madame Morrible; o ator Marcelo Médici, um dos maiores ícones do humor brasileiro, que dará vida ao Mágico de Oz; e Cleto Baccic, ator de extensa e premiada carreira, protagonista em espetáculos como “O Homem de La Mancha”, “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Evita”, além de ser o fundador do Atelier de Cultura. Em Wicked, o ator interpreta Dr. Dillamond.
O elenco conta ainda com outros artistas de renome, como Dante Paccola e Nayara Venancio – que acaba de ser reconhecida como destaque em Artes Cênicas pela lista Forbes Under 30 -, e que interpretam respectivamente Boq e Nessarose. Ao todo, o elenco é composto por 35 artistas e a orquestra por 18 músicos. Todos sob a regência da maestrina Vânia Pajares.
Declarado o “melhor musical da década” pela Entertainment Weekly e “um fenômeno cultural” pela Variety, Wicked é baseado no romance de Gregory Maguire, com música e letras de Stephen Schwartz e roteiro de Winnie Holzman.
Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás, Wicked conta a história dessa extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte. O musical aborda questões ligadas à injustiça e ao preconceito; é cômico e emocionante ao expor que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.
A direção geral é de John Stefaniuk, diretor associado de “The Lion King” em vários países do mundo, e da temporada brasileira em 2013-2014. Stefaniuk também dirigiu as produções brasileiras de “Billy Elliot” (2019), “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate” (2021) e “Evita Open Air” (2022).
Stefaniuk comenta que pensou, junto ao time criativo e aos produtores responsáveis pelo musical, aspectos de figurino e cenário que remetessem à momentos cruciais para a obra. “Quero que a montagem passe um ar fantástico e lindo. O livro original do Mágico de Oz tem quase 130 anos de idade e queremos honrar este período. Também iremos homenagear a época em que o filme foi lançado, que é a década de 1930”, conta Stefaniuk.
“Por meio de elementos cênicos e visuais, você verá personagens na Terra dos Munchkins com cenários irreais que remetem à época em que o livro foi escrito. Também verá personagens passando a sensação de estarem em festas intermináveis como no Studio 54 dos anos 1970, em Nova York; e personagens na Cidade das Esmeraldas como se estivessem chegando à década de 30“, completa o diretor.
A nova montagem preserva a versão de texto e letras de músicas para a língua portuguesa de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler que estão vivas e presentes na memória afetiva do público de Wicked no Brasil, com as icônicas canções “Desafiando a Gravidade”, “Ódio”, “O Mágico e Eu”, entre outros sucessos.
“Entregaremos uma grande produção, pois é o que o título nos obriga a fazer. Stephen Schwartz está supervisionando nossa produção de Nova York e fará visitas a São Paulo. Além disso, o ‘buzz’ gerado pela expectativa dos filmes, que terão Ariana Grande e Cynthia Erivo no elenco, está enorme.”, declara Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura e um dos produtores do espetáculo.
Wicked está em cartaz no Teatro Santander, Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 até o dia 23 de Julho de 2023. Para garantir seu ingresso, acesso o site oficial de Wicked ou Sympla.
Jornalista em formação, paulista e completamente apaixonado pela cultura Latina.