A atriz espanhola Martina Cariddi, ganhou o coração dos fãs de ‘Elite’, após dar vida a Mencía, na quarta temporada da série. Sua personagem traz um novo clima para os corredores do colégio Las Encinas. Com muita intensidade e autenticidade, ela tem sido um dos grandes destaques dos novos episódios.

“Mencía é conflituosa em casa, rebelde e impulsiva, mas fora dela é doce e um tanto desobediente. Ela é um kamikaze com muita luz. Ele usa essa atitude arrogante porque esconde certas feridas emocionais que tem medo de ensinar. Para ela, maquiagem e roupas são muito importantes e ela mostra sua rebeldia por meio de seus looks”, diz Martina, em uma entrevista ao portal Cosmopolitan.

Com apenas 19 anos, a atriz fala sobre representação e sobre a mensagem que quer mostrar com seu trabalho: “Gostaria de transmitir às mulheres como é maravilhoso ser você mesma. É assim que você tem que se mostrar para o mundo, com suas cicatrizes e seu passado”.

Martina Cariddi

Martina Cariddi, é destaque na nova temporada de ‘Elite’. (Reprodução/Cosmopolitan)

Feminista

Quando Martina apareceu nas primeiras fotos oficiais dos novos integrantes do elenco, o público começou a questionar o fato da atriz não depilar suas axilas e pernas. A artista conta que chegou a pensar em retirar os pelos, pois “tinha na cabeça que esse seria um requisito essencial para aparecer na televisão”, mas foi incentivada por Carla Díaz (que interpreta Ari na trama), a propor aos produtores a opção de não se depilar e eles acharam que seria bom.

Entretanto, a repercussão que sua escolha teve não a deixou triste, bem pelo contrário. Segundo a atriz, ver essa pauta entrando em discussão foi uma coisa positiva. “Fico feliz que essa decisão tenha gerado um debate e que as pessoas expressem sua opinião, mesmo que negativa. Acho interessante que alguns países onde não é normal mulheres se depilarem, descobrirem essa opção”, revela.

Martina explica que a decisão de deixar seus pelos crescerem começou na adolescência. Isso se deu tanto pelo conforto, quanto como por uma forma de reivindicação. “Aos 12 anos eu estava crescendo e odiava, sofria muito. Alguns anos depois, quando comecei a me interessar pelo movimento feminista e a ler sobre ele, a ir a debates ou até a bater um papo com as pessoas. Percebi que estava fazendo isso simplesmente por causa do padrão social de que as mulheres não podem ter pelo no corpo ou no rosto. Eu também estava com medo do que elas poderiam me dizer. Mas se eu me olhar no espelho, fico igualmente bonita. Então, se eu gosto de mim mesma como sou, o que os outros pensam não deve importar para mim”, defende.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Redes Sociais

Com menos de uma semana de estreia como Mencía, na Netflix, Martina Cariddi já ultrapassou a marca de um milhão de seguidores no Instagram. Contudo, ela garante que não quer ser uma digital influencer e sim, usar sua plataforma para dar voz a assuntos importantes: “Apesar de nas redes sociais nada ser o que parece e tudo ser uma farsa, na minha conta quero ser eu. Uma verdadeira mulher livre para fazer o que quiser com a sua imagem e com o seu corpo. É algo que precisa de mais visibilidade”.