Depois de abandonar suas redes sociais por meses, Jão volta de surpresa e com single novo. Quebrando o silêncio na noite desta segunda-feira (22), o cantor e compositor paulista postou o teaser do novo single “Coringa”, anunciando o lançamento da faixa e negando sua participação no BBB. A canção tem videoclipe lançado na manhã de amanhã (25) e promete abrir a nova era do cantor.

Jão teve seu primeiro álbum de estúdio, “Lobos”, lançado em 2018. Desde então vem ganhando grande visibilidade e popularidade, que refletem em seus shows. Durante a turnê de seu segundo álbum, “Anti-Herói”, o cantor lotou as casas de eventos por onde passou. Em 2019 criou seu próprio bloco de carnaval, o Bloco dos Corações Partidos, e abriu sua agenda internacional com shows em Portugal. Além de ter sido anunciado como atração no Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do Brasil. Tanto seus shows em Portugal quanto sua apresentação em festivais, como o Lollapalooza, foram adiados devido ao COVID-19.

 

CORINGA

Em recente entrevista, Jão revelou que seu grande sonho é lotar estádios e fazer turnê pelo mundo. Certamente com sua nova equipe, essa missão está cada vez mais próxima. Isso porque “Coringa”, além de ser a música mais pop da carreira de Jão (até agora), tem produção de Zebu e Paul Ralphes. Zebu já trabalhou com Pabllo Vittar, Anitta e Luísa Sonza. Já Ralphes por sua vez já produziu Sandy & Junior e Giulia Be.

Durante a coletiva de imprensa que o Latinos Brasil participou, vimos em primeira mão o novo videoclipe e afirmamos: Jão vai à contramão de seu romantismo. Se em “Lobos” (2018) e em “Anti-Herói” (2019) o cantor se mostra um romântico incurável e sofredor, essa nova era promete trazer um Jão mais livre e vivendo um amor bandido.

Seguindo as suspeitas dos fãs ao verem o teaser, o vídeo de “Coringa” traz mesmo a continuação de “Imaturo”, single do álbum “Lobos”. Quando perguntado, o cantor comenta sobre a vontade de expandir o universo criado em “Imaturo” e ver como os personagens se comportavam em 2018 e como eles se comportam agora, em 2021. E ele já avisou: tem vontade de expandir o jãoverso (como os fãs chamam) para outras músicas. Mas, afinal, qual a maior diferença entre as duas canções? Jão responde: “A gente continua fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, com as mesmas pessoas, a mesma equipe. Só que agora a gente tem dinheiro pra gastar nos clipes.”

O vídeo da canção foi gravado no Rio de Janeiro, em dois dias de “labuta”, segundo ele. Uma das ideias da equipe era gravar uma cena de fuga dos três personagens principais, em que eles estariam com metralhadoras. Mesmo sendo falsas, policiais cariocas repreenderam a equipe e aconselharam a não seguir com o plano, o que no final o próprio Jão concordou ter sido uma ótima ideia.

Lucca Picon, Jão e Malu Alves em “Coringa” (Foto: Divulgação)

Diferente da faixa “Louquinho”, o cantor afirma que “Coringa” não é um single promocional e sim o lead single do seu próximo álbum. A música foi lançado para promover o álbum “Anti-Herói”, mas não o integra, “Não é uma concessão, eu não faço mais concessões. Eu fiz uma vez uma concessão no meu trabalho de tentar fazer algo que eu achava que as pessoas esperavam de mim, que o mercado esperava de mim. E não me senti confortável, não me senti feliz, não me senti realizado e hoje eu fiz as pazes com esse trabalho, que é “Louquinho”, todo mundo sabe (risos) não tem porquê a gente ficar escondendo. Hoje eu canto ela nos shows, e é uma das partes mais legais do show. E eu banco, eu fiz mesmo, não gosto desse trabalho”.

Ao ser perguntado sobre o nome da canção, Jão responde “Coringa é uma carta que serve para qualquer momento e ela é uma carta principal. E veio do baralho. O coringa é realmente do baralho, não é do Batman”. E ele próprio se considera um artista coringa, já que consegue transitar com facilidade entre o sertanejo, pop e novo MPB. E ao que tudo indica, também ao ritmo latino. Ele revelou que “Coringa” teria originalmente uma vibe mais latina. Mas como queria uma sonoridade semelhante ao pop dos anos 2000, seguiu outro caminho.

NOVA ERA

Jão afirma que continua com sua famosa sofrência, mas afirma não ter só isso em seu terceiro álbum.

“Eu gosto de ter nuances. (…) Acho que artista nenhum é triste o tempo todo, ou feliz o tempo todo. Então eu quero celebrar quando eu estou bem, e eu quero ser vulnerável quando eu to triste. (…) Eu gosto de ter nuance, eu gosto de ter tudo.”

Jão em “Coringa” (Foto: Divulgação)

FEATS

Durante a entrevista, Jão compartilha o desejo de ter feat no álbum, mas não garante. O cantor revela que tem conversado com duas pessoas que querem fazer uma parceria musical. Segundo ele, para que isso aconteça é preciso que o som se pareça com todos os artistas envolvidos e que haja uma entrega e dedicação mútua.

Única música de Jão com participação de outro cantor é “Aqui”, do álbum “Lobos”, que conta com o português Diogo Pirraça.

COINCIDÊNCIAS E BBB

Quando questionado sobre seu sumiço das redes sociais, Jão afirma que saiu da internet por não ter nada a dizer naquele momento e precisar focar em grandes projetos que precisavam de sua dedicação. Só que o cantor não se lembrou de que o anúncio dos participantes da nova edição de Big Brother Brasil seria em poucas semanas.

Ele também conta sobre as mensagens trocadas com Manu Gavassi, que compartilhou na internet e fãs interpretaram como algum sinal. Como se não bastasse, até a mãe do artista entrou nas suspeitas dos fãs. Jão se mudou recentemente e pediu ajuda de sua mãe para se instalar na casa nova. Por isso, ela fez uma mala e saiu de Américo Brasiliense (cidade natal do cantor) rumo à capital, o que levantou suspeitas das pessoas da cidade de 40 mil habitantes, onde todos se conhecem.

E  de tanto falarem, até ele mesmo comprou essa história. Jão revela que agora assiste o programa e pensa no que faria e seu desemprenho nas provas, já que se considera competitivo. Mas afirma que não recebeu o convite da Globo para participar do programa.

 

Atualização:

A música  “Coringa” foi a maior estréia musical da carreira do Jão. Em menos de 5 dias desde o lançamento, o videoclipe alcançou a marcar de 3M de visualizações no Youtube. Confira o videoclipe do single abaixo: