Família de Frida Kahlo reclama direitos de imagem da pintora à Mattel
No Dia Internacional das Mulheres de 2018, a Mattel, importante empresa no ramo de brinquedos, começou a vender uma série de bonecas homenageando mulheres inspiradoras, entre elas, Frida Kahlo.
O problema é que Mara Romeo, sobrinha neta da Frida, dizer ser a única titular dos direitos da imagem da pintora e não estava sabendo e nem autorizou o lançamento da boneca homenageando a mexicana.
Em um comunicado divulgado, Romeo disse que espera que a empresa Mattel regularize o assunto dos direitos, se não tomará as medidas necessárias para reverter isso.
Comunicado oficial de la Familia Kahlo referente al lanzamiento de la @barbie en honor a #FridaKahlo de @Mattel / Official statement from the Kahlo Family regarding the launch of Mattel's Frida Kahlo "Sheroe" Barbie: pic.twitter.com/7ProPd7c30
— Frida Kahlo (@FridaKahlo) March 8, 2018
Em contra mão, a Mattel em nota divulgada disse que “a boneca Barbie visa honrar o enorme legado e a história de Frida Kahlo. A Mattel obteve a respectiva permissão e trabalhou ativamente em parceria com a Frida Kahlo Corporation, a qual é titular de todos os direitos relacionados à Frida Kahlo, para criar essa boneca”.
Recentemente, a Dulce María, que é sobrinha neta de Frida, disse que vai comprar o seu exemplar e que é uma honra essa homenagem da Mattel para com a pintora mexicana. Veja:

Jornalista, fã da cultura latina e da loucura que é viver em SP e não troca isso por nada, pois já vive trocando o português pelo espanhol diariamente.