A criação do Camarote no Big Brother Brasil foi para, além de outras coisas, mostrar ao público um lado dos famosos que não conheciam. Mas, e se o que é mostrado não agrada? Esse foi o caso de Karol Conká. Nessa situação, as falas e atitudes da sister foram para além do gosto do público, se tornou repudiante aos olhos dos telespectadores. O resultado da passagem da cantora no programa? Conká saiu com rejeição histórica de todas as edições mundiais do programa, cumprindo com o que prometeu: não era pra tombar? A cantora chegou e tombou tudo.

As consequências ultrapassaram o que era visto na televisão. Com 99,17% de rejeição, a Rede Globo teve que tomar atitudes protetivas para a ex-participante ao sair da casa mais vigiada do Brasil. Isso porque o reflexo do jogo começou a ser sentido na vida real. Na noite de eliminação, havia pessoas esperando Karol no lado de fora do Projac. Ela foi levada à um hotel diferente dos outros participantes, teve escolta, segurança e acompanhamento psicológico.

Ao perceber o cancelamento de Karol Conká na esfera real e que além dela, a família da rapper passou a ser perseguida e atacada, a emissora estreou na madrugada do dia 29 de abril a série documental “A Vida Depois do Tombo”. Com 4 episódios de 30 minutos cada, a série acompanha a vida da artista após deixar a casa mais vigiada do Brasil.

Consequências reais de um jogo televisivo

Com medo de represarias, a artista foi hospedada em um hotel diferente do habitual aos outros eliminados. Na série, Karol revela que nos primeiros dias, teve problemas para dormir e que só conseguiu descansar após tomar calmante. Na hora de voltar para São Paulo, a cantora, mãe e filho, tiveram que deixar o hotel pelo subsolo do prédio, evitando exposição. Diferente dos ex-participantes, a própria rapper optou por não voltar para a cidade em que mora de avião.

No episódio, Conká se mostra com medo das pessoas no aeroporto e das atitudes que teriam com ela e sua família. Sua volta à São Paulo foi feita por van, em uma viagem que dura em média 6 horas. Quando, finalmente, chegou em casa, a artista revelou que não parou durante o percurso nem para ir ao banheiro, com medo de ser agredida.

Durante a série, Jorge, filho de Karol, conta que teve que criar um novo perfil no Instagram. O garoto de 15 anos precisou criar uma nova conta devido ao número de hate que recebia:

“Eu não acho que linchamento é o caminho certo pra se corrigir um erro”.

Como mãe, Conká também não gostou da ideia do filho voltar a ter aulas presenciais. Isso porque Jorge revela que até professores dele faziam comentários sobre ela. Sobre os ataques de ódio, Ana Maria, mãe da cantora, fala “a gente não soube lidar com a situação”.

Fake News

A produção serviu também como um grande esclarecimento de vários campos da vida de Karol. Um deles foram as fake News criadas em torno da famosa. Em fevereiro, enquanto ainda estava confinada, Conká perdeu vários contratos e suas apresentações em festivais foram canceladas. Com essa oportunidade, vários veículos renomados passaram a compartilhar que a rapper teria perdido 5 milhões de reais e que a sua assessoria não teria como pagar o apartamento luxuoso em São Paulo em que ela vive.

Uma das situações que mais repercutiram era que Karol teria tido seu contrato com a GNT rompido, o que fez com que ela perdesse o programa “Prazer Feminino”.

Karol e Marcela no set do programa “Prazer Feminino”. (Foto: Reprodução/Instagram)

Em um dos episódios da série é esclarecido que a mamacita fazia apenas participações no programa, ao lado da também ex-BBB Marcela McGowan. E que, por isso, ela não teria “perdido” o programa. A situação real, segundo o programa, foi a opção de não reprisar episódios com a participação da cantora.

Polêmicas

O título “A Vida Depois do Tombo” se refere ao hit “Tombei”, que rendeu à cantora a fama de “Tombadeira”. Mas logo no início ficamos sabendo que a música não faria parte da trilha sonora da série. O hit foi produzido em parceria com Tropkillaz. DJ Zegon, que fazia parte do Tropkillaz na época, não teria autorizado a reprodução da faixa na série.

(Foto: Reprodução/Globoplay)

Outra polêmica abordada, foi iniciada dentro do BBB. Na casa, em conversa com Lumena, a cantora afirma que já levou uma garrafada de uma rapper. A rapper em questão seria Flora Mattos, que fez questão de se pronunciar no Twitter quando a sister contou sobre o acontecimento. Em uma thread criada por ela, entre outras coisas, ela diz que a curitibana “mente demais”. Todos os tweets sobre o fato foram apagadas pela brasiliense.

Mas, na série, a ex-produtora cultural de Flora Matos, Patricia Nina, fala que não foi bem como Karol revelou à Lumena. Segundo Nina, Flora abriu as portas para Conká, se apresentou com ela e apresentou Karol à contratantes e marcas. Sobre o ocorrido do flyer, Patricia revelou que Flora Matos que insistiu para os produtores e realizadores do evento incluir Karol no flyer, para impulsionar a carreira dela, já que a curitibana ainda estava no começo. Quanto à própria Flora, ela preferiu não aparecer na série e também não comentou oficialmente sobre o ocorrido.

Frente a frente

Um dos momentos mais comentados nas redes sociais, foi o encontro de Karol com outros ex-participantes do BBB21. Dentre os 4 convidados citados, Lumena foi a única que aceitou participar. No momento, ambas reconhecem seus erros.

“Eu reconheço o meu erro, mas a vergonha, ela corrói”.

Carla Diaz e Arcrebiano, o Bill, não aceitaram o convite de encontrar a artista. O convidado mais esperado é Lucas Penteado, com quem Karol teve uma relação conflituosa dentro do Big Brother. O ator chegou a confirmar sua participação, mas horas antes acabou cancelando. Ele foi o único dos que não foram ao encontro a mandar um vídeo explicando a situação. Na gravação ele diz não estar preparado para o reencontro e recitou um poema que ele escreveu:

“Minhas pernas não podiam mais seguir/ E a fome, me fazia alucinar/ E eu disse: ‘ó, Senhor, eu não posso desistir’/ E agradeci, ao invés de reclamar/ Já não conseguia mais ficar de pé/ E o mal ali querendo me parar/ Enquanto o mal dizia/ ‘Pra quê tanta fé?’/ Deus dizia: ‘eu nunca vou te abandonar’.

Lucas Penteado decidiu não se encontrar com Karol, mas mandou vídeo explicando. (Foto: Reprodução/Globoplay)

O brother termina o vídeo dizendo “Então, se você tem que falar alguma coisa para alguém, é comigo não, é com deus. Conversa com ele”. Em resposta, a cantora afirmou “Você (Lucas) se tornou um dos grandes responsáveis para minha mudança”.

Próximos Passos

A artista se mostra muito afetada com toda a situação, não só com a sua passagem pelo BBB. O programa reabriu feridas não cicatrizadas de seu próprio passado. Conká está focada em seu próximo álbum e apresenta em primeira mão a canção “Dilúvio” que encerra a série. Segundo a produção, a música foi escrita antes do confinamento, mas após a vivência, a sister reescreveu o single.

No encerramento da série, a cantora fala sobre a luta para se manter ela mesma enquanto pessoa e artista:

“A verdade é que a Karol Conká salvou a Karoline. E chegou a hora da Karoline salvar a Karol Conká”.