Primordialmente, Tiago Uriel Pacheco (nascido em 3 de agosto de 2001), mais conhecido pelo seu nome artístico Tiago PZK, o artista argentino usa o sufixo PZK em homenagem à sua equipe de freestyle na Argentina. O mesmo é um cantor e rapper argentino que vem se destacando no mercado fonográfico latino americano. Ficou conhecido por seus singles de sucesso “Sola“, “Además de Mí“, “Entre Nosotros“, “Salimo de Noche” e “Cerca de Ti“, “Bombona”.

Foto: Reprodução/ Internet

Início de carreira

Segundo a mãe, o fanatismo de Tiago pela música começou quando ele ainda era muito jovem. “Quando tinha dois anos já ouvia música, dançava em cima da mesa e fazia shows para toda a família“, descreveu em um stream e revelou que comemorou seu sétimo aniversário vestido como o porto-riquenho Daddy Yankee, um ícone mundial do reggaeton. Mais tarde, através de sua tia, ele descobriu figuras do rap americano como Eminem e Snoop Dog.

Quando adolescente, ele descobriu o trap argentino através de uma batalha local de freestyle. A primeira vez que encontrou uma competição foi quando tinha quatorze anos e, como ele mesmo revelou, foi por puro acaso. “Cheguei em Ezeiza para jogar futebol com meu primo e bem na praça na mesma hora havia uma competição e me inscrevi. Eles me pediram um nome e eu não tinha“, disse em uma nota de rádio. Ele ganhou aquela competição e a partir daí não parou mais.

Foto: Reprodução/ Twitter

Aos 15 anos, tornou-se campeão do BDM (Battle of Masters). Além disso, competiu nas mais famosas batalhas de freestyle, como God Level, Nike Battle Force, Supremacy, GoldBattle e El Quinto Escalón, onde se destacou várias vezes. Uma curiosidade é que sua primeira batalha no palco no Quinto Passo foi, nada mais e nada menos,  contra o também cantor Duki.

Os pais de Tiago se separaram quando ele era adolescente e, a partir de então, ele começou a procurar um lugar para morar com a mãe e a irmã. Por um tempo eles moraram nas casas de parentes diferentes. “Não tínhamos dinheiro, mas estávamos tranquilos. Se estiver bem, o mesmo fica em segundo plano”, disse Tiago PZK, referindo-se à época.

Começou  a ganhar notoriedade por volta de 2016 com sua participação em batalhas locais de rap na Argentina e sua faixa auto-lançada, “Andamo en la Cima“. Em 2019, ele assinou contrato com a indie SyP Records no seu país de origem, eventualmente chamando a atenção do promotor de shows Phil Rodriguez, CEO da Move Concerts, uma das maiores promotoras indie da América Latina. Rodriguez assinou com Tiago para a gestão e para sua nova gravadora Grand Move Records. Em 2022, o artista assinou um contrato de gravação com a Warner Music Latina, mesma gravadora de grandes artistas como: Paulo Londra, Maria Becerra, Anitta, entre outros.

 

Boom na sua carreira

No início  de 2022, PZK era o artista com mais singles número um na parada Billboard Argentina Hot 100, com quatro: “Además de Mí (Remix)“, “No Me Conocen (Remix)“, “Entre Nosotros” e “Salimo de Noche“. Se encontra agora empatado com sua compatriota, María Becerra.

A primeira canção que emplacou no cenário fonográfico

A música que marcou um antes e um depois em sua carreira artística é ‘Sola‘. “Ele fala da minha mãe. Como ela vivia, e como eu via do meu ponto de vista, a violência”, confessou o rapper em entrevista ao programa de televisão PH. “Baseado nessa música minha carreira explodiu.”, afirma.

Nunca fui incentivado a cantar em casa porque me ouviam, por isso aproveitava quando minha mãe ia trabalhar para escrever. Um dia comecei a escrever ‘Sola’ e nem precisei pensar nisso. Lembro que fiquei emocionado, corri para o trabalho da minha mãe, que ficava ao lado da casa, mostrei para ela e ela chorou tudo”, lembrou. Uma vez que ele lançou, foi um sucesso. No entanto, seu pai parecia não pensar o mesmo. “Ele me ligou e me disse como poderia fazer isso, trazer à tona. Me disse que todos o chamavam e o cercavam. A certa altura, senti que era um pouco de carma, sem querer, porque não queria machucá-lo, mas era a minha maneira de tirá-lo. Também fiz para minha mãe, que nem falou sobre isso com a família”, confessou Tiago , que também revelou que não tem relação com o pai.

Salimo de Noche

No dia 21 de outubro estreia o videoclipe “Salimo de noche” com Trueno, vale lembrar que algumas cenas foram gravadas nas ruas do bairro de La Boca. Com  5 meses que a  canção foi publicada em seu canal oficial do YouTube, a mesma já conta com mais de 110 milhões de visualizações.

Entre Nosotros

Entre Nosotros“, é uma música dos rappers e cantores argentinos, Tiago PZK e Lit Killah. Foi lançada em 8 de julho de 2021 pela Mad Move Records. A faixa  alcançou o 1º lugar na parada Billboard Argentina Hot 100,sendo a terceira música do artista a alcançar o número 1. O videoclipe já acumula mais de 250 milhões de visualizações.

Com o tamanho sucesso, a música ganhou um remix com as estrelas argentinas: Maria Becerra, Nicki Nicole e LIT Killah, e já conta com mais de 140 milhões de visualizações no canal oficial de Tiago PZK.

Bombona

A canção de número 48, do Bizzarap Sessions , que teve uma estreia inédita, foi uma colaboração com ninguém menos que Tiago PZK, outro jovem artista argentino que teve um fantástico 2021 cheio de sucessos, e o fez emplacar mais sucesso, depois da música “Bombona”. Juntos, dois dos maiores expoentes da cena criaram uma música cheia de referências e mensagens escondidas que já é um disco, uma delas fala sobre o Bizzarap Sessions #23 que não foi lançado ainda, e muitos dizem que poderia ser com o cantor também argentino Paulo Londra, já que o mesmo na época que lançaram a faixa 22, se encontrava afastado do cenário musical. Mas voltando a falar sobre “Bombona” a música está à ponto de alcançar 100 milhões de visualizações no YouTube.

Outras canções que também promete ser hit

Estamos falando de “Hablando de Love”, música lançada em 17 de março deste ano, Tiago já disse que é uma das suas canções favoritas, já acumula mais de 9 milhões visualizações no seu canal oficial do YouTube.

Principais shows ao longo de sua carreira

O artista argentino  fez seu primeiro show na Argentina, logo no Lollapalooza, e dedicou uma música à mãe, que sofreu violência de gênero. PZK se apresentou pela primeira vez no país diante de uma multidão com grande presença de crianças e adolescentes em um dos principais palcos do Lollapalooza Argentina, após se apresentar na edição chilena do festival. Carregado de reggaeton, trap, R&B e algum freestyle, o fenômeno do momento demonstrou o nível em que cresceu seu público e sua capacidade como cantor. Para comemorar seu primeiro show local, ele se refugiou em seus amigos  e convidados para tocar os sucessos que se tornaram virais no ano passado. Nesse sentido, eles o acompanharam: FMK, Rusherking e Lit Killah.

Créditos: Lollapalooza Argentina 2022

A comovente dedicação do trapeiro à sua mãe, vítima de violência de género

Por fim, na terceira data do festival de música clássica, o jovem fez uma menção carinhosa no meio do show: dedicou uma música à mãe que estava presente e  foi vítima de violência de gênero

É o single ‘Sola‘, um dos primeiros grandes sucessos do cantor, que fala sobre violência de gênero e como ele a vivenciou quando filho. No público essa música foi vivida com muita ternura, pois ao longo do tema, as câmeras do festival focaram na mãe da cantora que estava na platéia, enquanto ela cantava a música em partes iguais entre lágrimas.

Créditos: Lollapalooza Argentina 2022

Ao final da apresentação, o trapeiro destacou que aquele havia sido o melhor show de sua vida, uma declaração que foi recebida com euforia pelos presentes. Confira!

Vale lembrar que este ano ainda o cantor irá lançar um álbum com seus principais hits, esperaremos ansiosos! ☺️